sábado, 6 março 2021
Início Economia Usina solar de telhado com 2.202 módulos fotovoltaicos traz grande economia para...

Usina solar de telhado com 2.202 módulos fotovoltaicos traz grande economia para empresa de Blumenau

 

 

 

Foto: divulgação

 

A usina solar de telhado composta por 2.202 módulos fotovoltaicos foi instalada na unidade industrial da empresa Blukit localizada no bairro Itoupavazinha. O sistema vai permitir que toda energia gerada possa ser usada via autoconsumo ou autoconsumo remoto.

No dia 26 de maio foi iniciada a vistoria de Celesc, que agora acompanha o desempenho do sistema com medições elétricas e vistorias físicas. O processo dura cerca de duas semanas e é executado também pela empresa Quantum Engenharia responsável pelo projeto e instalação da tecnologia.

O retorno do investimento vem com economia de pelo menos 50% na conta de energia elétrica tradicional e a curto prazo. “No caso do projeto da Blukit, o payback, que é o tempo que o valor do investimento leva para retornar na forma de economia na conta de luz, é de seis anos”, destaca Julio Cesar Ferreira da Silva, gerente do Departamento de Energia Solar da Quantum.

Há ganhos também para o meio ambiente, pois, nos próximos 25 anos, a Blukit deixará de lançar 14.563.711 quilos de CO2 (maior causador do efeito estufa) na atmosfera, o que equivale a 97 milhões de quilômetros rodados de carro. Ainda, projeta-se que mais de 370 mil árvores serão poupadas durante esse período.

“É notável o movimento crescente das indústrias na implementação de energia limpa, com ênfase na energia solar, pois além da economia, colabora de maneira efetiva com a sustentabilidade”, destaca Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum. A busca por sistemas solares fotovoltaicos cresceu 161% no Brasil em 2019, se comparado a 2018, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS