Universidade alemã reconhece título médico de Fritz Müller

Comitiva da cidade de Greifswald virá a Blumenau para entregar a medalha e oficializar o reconhecimento da conclusão do curso pelo pesquisador.

O Instituto Histórico de Blumenau (IHB) e a prefeitura receberam nesta terça-feira (10/01/23) de janeiro, a confirmação de que a Universidade de Greifswald, na Alemanha, irá conceder o título de médico ao naturalista alemão Fritz Müller.

O pedido foi apresentado pelo presidente do IHB, Marcos Schroeder, e pelo prefeito Mário Hildebrandt, durante visita oficial de uma comitiva de empresários e autoridades daquela região no ano passado a Blumenau. A análise foi aprovada pelo conselho daquela universidade no dia 21 de dezembro.

Ainda a confirmar, durante o primeiro semestre deste ano, uma comitiva da universidade virá à cidade para fazer a entrega da medalha e oficializar o reconhecimento da conclusão de curso do pesquisador, que na época se negou a prestar juramento por divergências intelectuais. “A notícia da decisão do reconhecimento é uma reparação histórica a quem tanto contribuiu com a ciência”, comemorou o presidente do IHB, Marcos Schroeder.

200 anos

O secretário de Cultura de Blumenau, Rodrigo Ramos, que preside o grupo formado para a celebração dos 200 anos de nascimento de Fritz Müller, diz que a notícia encerra com chave de ouro toda a programação desenvolvida aqui e na Alemanha durante o ano passado e que segue até março. “Vamos aguardar os encaminhamentos da programação proposta pela universidade. O prefeito Mário também havia sinalizado durante visita na Alemanha, no ano passado, o desejo de celebrar o convênio de cidade-irmã, com Greifswald, o que deve acontecer durante a celebração desse ato”.

Com informações de Sérgio Antonello, da SECOM/BNU