A população de Ilhota está desguarnecida de um caminhão para combate a incêndios e resgates. A informação foi passada na manhã desta quarta-feira (22/05/24) depois que a bomba apresentou problemas. O veículo Mercedes Benz, produzido na década de 1980 e com capacidade de apenas 4 mil litros de água, seguiu para manutenção e não tem data de retorno por enquanto.

Com isso, o município não tem o equipamento e depende de corporações de cidades vizinhas. A grave situação em que se encontra o município motivou o Corpo de Bombeiros Voluntários a realizar uma campanha para adquirir um caminhão usado (mas em boas condições), que custa R$ 400 mil após negociação com o proprietário.

A corporação tinha dois meses para conseguir o dinheiro, já que o pagamento seria à vista, e foi o prazo para não vender a outro interessado. O Ford Cargo possui bomba de alta vazão de 1.000 galões, que foi toda revisada.

A falta do veículo pode causar prejuízos e até custar vidas, já que incêndios são imprevisíveis e podem tomar grandes proporções. Resta torcer para que venham os bombeiros das cidades próximas, como Gaspar, Brusque, Itajaí e Navegantes.