Cerca de 150 idosos se reuniram nesta terça-feira (4/10/16) no Shopping Neumarkt, para mais uma edição do Neumarkt 60+ Tarde de Talentos. Apresentaram-se aproximadamente 15 grupos de instituições como Furb, Sesc, Fundação Pró-Família e Espaço Anicha, além de performances individuais.
Idosos da Fundação Pró-Família realizaram apresentações de dança do ventre e de salão, canto, coreografias, tai chi chuan. Teve também harpa latino-americana e declamação de poesias. O evento aberto ao público aconteceu entre às 14h e 16h, e foi solicitado que cada um pudesse doar produtos de higiene pessoal que depois seriam doados.
O evento que comemorava a passagem do Dia do Idoso (1º de Outubro) foi promovido pela Revivescer Assessoria e Promoção Gerontológica, das sócias Juliana da Silva Brandão e Rita Pettenati Ruthes, educadoras físicas apaixonadas pelo idoso e envelhecimento. “Nós fazemos eventos, palestras, cursos, capacitações, com o idoso e o profissional que trabalha com ele. Viemos para quebrar um pouco aquele conceito de que para o idoso é só cuca, baile e café. Hoje com 70 anos, a pessoa ainda é jovem e tem muito para contribuir. Tem gente que volta a estudar e trabalhar. E a Revivescer tem a proposta de mostrar que existem coisas novas, por isso o nome da nossa empresa. É nascer novamente, viver, renascer das cinzas. Mas tem muito a melhorar, como a violência e o abandono do idoso” comenta.
A empresa já tem programado para maio de 2017 o terceiro encontro nacional da melhor idade, com pessoas de todo país, que ocorre na Vila do Farol em Bombinhas. O tema é: Nunca é tarde enquanto existir vontade. No evento vem um artista nacional, tem jantar, dança, palestras, oficinas, etc..
Quando a colaboradora de OBlumenauense estava chegando à Praça Central do Shopping, uma voz logo chamou a sua atenção na música “Ave Maria” de Vicente Paiva. Era de Júlia Santos de Melo, de 79 anos, envolvida em várias atividades em Blumenau. Além de cantar no coral do Pró-Família e no Coral Misto do Centro Cultural 25 de Julho, gosta de artesanato e conviver com as pessoas da fundação.
Também se envolve com atividades sociais como a AFEBLU (Associação Feminina de Blumenau), ajudando a fazer enxovais para mães carentes e bebês. Há 20 anos ela também participa da Casa da Amizade. Ela lembrou que antigamente uma pessoa com 60 anos já era considerada velha. “Hoje, o que eu posso fazer eu faço e me deixa muito feliz”, comenta Júlia, mãe de três filhos e avó de três netos.
A Caty (Catarina B. Rotermel) tem 71 anos, e é outra mulher que participa de muitas atividades. Ela faz parte de um dos corais que se apresentou hoje a tarde. Desde 1989 canta no coral do Lira Circollo Italiano, onde é uma das fundadoras. Caty acompanha o grupo nos vários eventos em que são convidados para participar, assim como os desfiles. Na Fundação Pró-Família, faz dança coreografada e está aprendendo a tocar violão faz dois anos. “Não é fácil, a mão direita quer fazer uma coisa e a esquerda outra, além de acompanhar a letra. Mas é um exercício para deixar nossa mente ativa”, comenta. Além disso tudo ainda faz Yoga, caminhadas três vezes por semana e faz musculação.
“Meu marido ainda trabalha, por isso ele não participa do Pró-Família. Mas caminha quase todo dia”, lembra. Na questão da idade, Caty, acha que isso é algo que as pessoas colocam em sua cabeça. “Temos que ter cuidado para não nos acomodarmos. Por exemplo, se hoje tem ensaio e eu penso que estou muito cansada, mas me esforço para ir, canto, depois converso com as pessoas, eu volto para casa com outro astral”, finaliza entusiasmada. Caty é mãe de 3 filhos e tem 8 netos.
Para a presidente da Fundação Pró-Família, Karin Zadrozny Gouvêa da Costa, é gratificante ver as pessoas da terceira idade participando com alegria e criatividade. “Isso é um diferencial em Blumenau. Nós atendemos aproximadamente 4 mil idosos com diferentes 40 tipos de oficinas, como as danças Sênior, moderna, folclórica, de salão, etc. Também oferecemos diferentes tipos de aulas para vários tipos de instrumentos musicais como flauta e violão; além de ginástica, hidroginástica, alongamento, esportes, entre outros. Isso oportuniza escolhas às pessoas com mais de 60 anos a usufruir isso tudo de forma gratuita”, completa.
No dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso, foi celebrada uma missa na fundação pelo Padre João Bachmann, que Karin considera um grande parceiro do Pró-Família. Os participantes trouxeram um lanche ou bolo para o café e a tarde terminou com um baile.