Texto: Claus Jensen | Fotos: Soni Robinson Witte
Esta quarta-feira, 7 de Setembro, veio cheia de sol e céu azul. O tempo convidava a comparecer na Rua XV de Novembro e transversais, para assistir o desfile do 23º Batalhão de Infantaria, as 18 fanfarras e alunos das 38 escolas, grupos de escoteiros, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon, Defesa Civil e até protestos como toda democracia permite. Sindicatos e Consegs também participaram do desfiles, assim como o grupo Amigos do Batalhão, responsável pela tradicional feijoada.
O último grupo era de manifestantes pedindo a liberação da fosfoetanolamina (pilula do câncer) usando máscaras e gritando “Quem tem câncer tem pressa”, também havia faixas pedindo a saída de Temer, Cunha na Cadeia, etc.. Os bancários, que estão em greve e campanha salarial, também deixaram seu recado, em uma faixa que lembram do lucro bilionário de seus patrões. Indígenas também desfilaram e no final pousaram com o Soni.
O prefeito interino, vereador Marco Antônio Wanrowsky, desfilou em um veículo militar do 23º BI, como “manda a tradição”. Em todos os momentos dava para sentir a alegria de participantes e também quem observava sentado ou em pé nas calçadas. Muitos pais foram ver seus filhos marcharem pela primeira vez. Um vento gelado, por vezes fez os que estavam na sombra sentirem a presença da massa de ar frio e seco que domina o Estado.
Neste ano OBlumenauense contou mais uma vez com a colaboração do Soni Robinson Witte, que fotografou essas imagens. A Bruna Maffei, nos enviou algumas fotos “ao vivo” direto da Rua Namy Deeke, que foram postadas no Facebook. “Emprestamos” outras fotos dos protestos de nosso amigão Jaime Batista da Silva.
As próximas fotos são do Jaime Batista da Silva (Blog do Jaime)