sábado, 8 maio 2021
Início Bairros Centro Uma imagem do centro de Blumenau sem Torre da Matriz nem Beira...

Uma imagem do centro de Blumenau sem Torre da Matriz nem Beira Rio

Aerograma dos Correios-1971 (Acervo Nicky Neuwiem)

Um aerograma é uma carta que se envia por correio aéreo, sem necessidade de sobrescrito. Foi inventada e patenteada pelo literário português Fernando Pessoa. Tem uma tarifa diferente da do resto da correspondência.

Este é uma aerograma de 1971, mas a foto data entre os 1962/1963 e foi tirada em 1º plano no morro da Caixa d’Água, atual Museu da Água. Ela mostra uma imagem do centro de Blumenau, onde é possível identificar o Grande Hotel Blumenau, os Edifícios Catarinense e o Mauá em construção. Na época, não havia Beira Rio e a torre da Matriz devia estar para ser erguida.

Aerograma dos Correios-1971 01

Aerograma dos Correios-1971 02

Outro detalhe interessante, é ver o prédio da antiga estação ferroviária em meio ao verde, lembrando uma mansão. A construção à esquerda dela, mas lembra a de uma antiga fábrica de laticínios. No lado esquerdo da foto, dá para ver as ruas da Ponta Aguda ainda em estrada de barro e com pouquíssimas edificações.

A foto foi postada por Ellen Crista da Silva no Grupo Antigamente em Blumenau. As informações foram coletadas nos comentários de Wieland Lickfeld e Lorena Karasinski.

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS