quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioGeralUma escola única em todo país, aqui no Vale do Itajaí

Uma escola única em todo país, aqui no Vale do Itajaí

Por Claus Jensen, com fotos e vídeo de Luiz Carlos Zimmermann

A única escola de Tornearia em Madeira do Brasil, iniciou suas atividades em 13 de agosto de 2012 em Pomerode, e já formou cerca de 230 alunos. A partir de outubro daquele ano começou um evento repetido nos últimos sete anos.

Artesãos de todo o Brasil se reuniram entre os dias 17 e 19 de agosto, no Centro Cultural de Pomerode, para a 7ª edição do Encontro Nacional de Tornearia em Madeira. O evento contou com demonstrações de tornearia e entalhe, exposição de peças de arte em madeira, concurso, venda de peças de arte em madeira e maquinários e suprimentos.

Para quem não conhece, a tornearia é um segmento da marcenaria que transforma um pedaço de madeira em potes, vasos, pratos, castiçais, bacias, além de peças da tradição alemã como quebra-nozes, coelhos e outros animais, anjos e figuras do presépio.

Confira a entrevista que Luiz Carlos Zimmermann fez com a professora da escola, Sandra Prochnow Greuel, e depois confira os trabalhos feitos na escola. Um deles, é da blumenauense Lilian Lenfers, que fez uma mini-fazenda com peixinhos, passarinhos, abelhinhas, todos no torno.

 

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS