sábado, 23 outubro 2021
InícioGeral"Uma chuva de flores" no telhado de um restaurante no Centro de...

“Uma chuva de flores” no telhado de um restaurante no Centro de Blumenau

Flores-telhado_Tapyoca_6-8-16_01

 

Por Claus Jensen, com fotos de Jadir de Amorim

Ainda falta mais de um mês para chegar a primavera, conhecida como a estação das flores. Alguns de nossos belos ipês roxos no Centro de Blumenau já começam a mostrar cenas como essa no Restaurante Thapyoka, que fica na Praça Hercílio Luz (Biergarten).

Uma camada de flores roxas no telhado do estabelecimento fez o repórter cinegráfico Jadir de Amorim pegar o melhor ângulo lá encima. “Me arrisquei muito para fazer estas fotos, mas todo o esforço valeu a pena. Quando fiz este clique, respirei e disse: ufa, ganhei meu dia, obrigado senhor. Um show da natureza e eu apenas fiz o registro”, comentou.

Os ipês são um dos símbolos de Blumenau. Roxos, amarelos e brancos, literalmente pintam com suas pétalas obras de arte naturais como essa imagem captada pelo Jadir.

As diversas variedades de ipê recebem os nomes de acordo com as cores de suas flores ou madeira. De maneira geral, essas árvores da família das bigoniáceas são distribuídas por 120 gêneros, com cerca de 800 espécies. O ipê floresce em julho e frutifica a partir de setembro até outubro. Apesar de ser encontrada desde o México até a Argentina, é no Brasil que se encontra sua maior distribuição.

E não é que além de bonito, ele tem propriedades medicinais? Muitas pessoas usam a casca, entrecasca e folha da árvore para tratar amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos. Elas são consideradas também como anti-diarréicas, anti-inflamatórias, anti-infecciosas, anti-tumorais, febrífugas e cicatrizantes. Dava para imaginar isso tudo?

 

Flores-telhado_Tapyoca_6-8-16_02

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS