Último relatório de balneabilidade aponta melhora em 17 pontos no Litoral de SC

Entre as praias mais frequentadas pelos moradores do Vale do Itajaí, as que apresentaram mais pontos impróprios para o banho foram Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas.

Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú (SC)

O novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta sexta-feira (27/01/23), apontou que dos 237 pontos analisados no Litoral, 140 estão próprios para banho, o que representa 59,07%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 50 estão adequados para os banhistas (57,47%).

Nas praias mais frequentadas pelos moradores do Vale do Itajaí, foram identificados vários pontos impróprios para o banho, em especial em Balneário Camboriú. Confira:

  • Navegantes (2) – Rua 8150 (P2), posto de salva-vidas 7 e Foz do Rio Gravatá (P4).
  • Penha (5) – Praia de São Miguel em frente à Rua Arno Becker (P10) | Praia da Armação do Itapocorói – em frente às ruas Antônio Aniceto da Costa (P11) e Maria Emília Costa (P5) | Praia da Fortaleza – Rua Blumenau, 5450 (P4) | Travessa particular Marcelo dos Santos.
  • Barra Velha (2) – ruas Antonio R. da G. Moura (P3) e Dr. Plácido Gomes de Oliveira, nº 336 (P5)
  • Itajaí (2) – Praia Brava saída da Lagoa, Rua José Manoel C. Silva (P4) e Posto Salva Vidas 11 (P5)
  • Balneário Camboriú (11) – Pontal Norte (P1), ruas 1.001 (P2), 1.400 (P13), 2.000 (P3), 51 (P14), 2.500 (P12), 3.000 (P4), 3.500 (P11), 4.000 (P10), 4.900 (P5) | Praia de Taquaras, em frente à escola municipal (P8).
  • Itapema (6)- ruas 1.100 (P10), 129 E 1 (sul do rio Bela Cruz / P7), 205 (P5), 227 (P3), 261 (P8), Alm. Fonseca Neves (P5)
  • Porto Belo (2) – Praia de Perequê – Rua Rubens Alves (P4) e Foz do Rio Perequezinho (P3)
  • Bombinhas (4) – Praia de Bombas – ruas Tiriba (P4) e Castanheta (P7) | Praia do Mariscal – Avenida Água Marinha, nº 3.244 (P3) | Praia do Canto Grande – Rua Jequiti próximo ao trapiche.

Na pesquisa anterior, o percentual total de pontos próprios era de 51,9% com 123 praias próprias. De lá para cá, 4 pontos passaram de próprio para impróprio e 21 passaram de impróprio para próprio, ou seja, um acréscimo de 17 pontos próprios. O relatório nº10 da temporada pode ser conferido na íntegra com todas as informações detalhadas clicando aqui.

O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Aumento da frequência das coletas

A partir de um Termo de Cooperação firmado entre o IMA, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), foi definido que haverá um aumento da frequência de coletas em 82 pontos nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, Itapema e Itajaí.

Em Balneário Camboriú, a segunda coleta será realizada nos 10 pontos da Praia Central.  Já em Florianópolis, somente nos pontos referentes às praias dos Ingleses, Canasvieiras e Jurerê e nos demais municípios os pontos fixos já monitorados.

A ampliação da coleta se dá em função do aumento do número de casos de doenças de transmissão hídrica e alimentar; e busca levar mais segurança à população no uso das praias urbanas mais suscetíveis à variação de condição da balneabilidade.

Divulgação

O novo cronograma de coletas com a inclusão da segunda coleta semanal nos pontos definidos pelo Termo de Cooperação está sendo elaborado pela equipe do IMA.

A partir de fevereiro, além do relatório divulgado, sistematicamente, todas as sextas-feiras, um relatório extra será divulgado no meio da semana com a atualização desses resultados, ou seja, o usuário terá acesso ao status mais recente do ponto onde o material foi coletado duas vezes sempre no relatório extra do meio da semana até o fim da temporada de verão.

O novo cronograma de coletas do mês de fevereiro será atualizado pelo Instituto e ficará disponível aqui.

Fonte: Governo de Santa Catarina