Último dia para conferir a Casa Iluminada com 865 mil lâmpadas em Blumenau

Em 6 de janeiro, é celebrado o Dia de Reis, uma data importante para a igreja católica e que marca o fim das festividades natalinas. No entanto, o Natal na Igreja Ortodoxa, é comemorado amanhã (7).

Foto: Joice Grodiski

Esta sexta-feira (6/01/23) será a última oportunidade para ver a casa mais iluminada do Brasil com aproximadamente 865 mil lâmpadas, entre recicladas e novas. A casa da Família Grodiski fica localizada na Rua Antonina, nº 163, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau.

A tradição que começou em 1995 pelo eletricista Martin Grodiski sempre recebe uma ajuda para montar essa atração única no país. Em 2021, foram cerca de 860 mil lâmpadas, boa parte recuperadas e testadas individualmente.

Foto: Joice Grodiski

O acendimento das luzes aconteceu no dia 19 de novembro de 2022, com as bençãos do Frei Nelson Hillensheim e do Padre Marcelo Martendal; apresentação de Terno de Reis e presença do Papai Noel. Neste ano não houve distribuição de cachorro-quente, refrigerante e nem tiveram os brinquedos que sempre animaram a criançada.

Foto: Joice Grodiski

Em 6 de janeiro, é celebrado o Dia de Reis, uma data importante para a religião católica, que relembra a viagem dos reis magos para encontrar e homenagear Jesus. Na igreja apostólica romana, ela encerra os festejos natalinos litúrgicos, por isso para muitos marca o dia em que se retira a decoração.

Uma outra curiosidade na data, é na Igreja Ortodoxa da Rússia. Amanhã, dia 7 de janeiro, é comemorado o Natal, portanto hoje é Vespera para os fiéis que seguem a sua doutrina.

Qual a diferença entre as duas?

Ambas são consideradas a mesma igreja, mas possuem várias diferenças, inclusive em suas lideranças. Focando na questão natalina, enquanto a Igreja Católica Apostólica Romana segue o calendário gregoriano, proposto pelo Papa Gregório em 1582 com a Bula Inter gravissimas, a maior parte das Igrejas Ortodoxas do mundo segue o calendário juliano, criado em 45 a.C., durante o Império de Júlio César.

Assim, o 25 de dezembro no calendário gregoriano corresponde ao 7 de janeiro no calendário juliano. E o 6 de janeiro, vigília de Natal para as Igrejas ortodoxas, marca a Epifania, festa cristã que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado, que é celebrada por sua vez em 19 de janeiro pelas Igrejas ortodoxas.

A adoção do calendário gregoriano pelas Igrejas Ortodoxas varia entre as diferentes jurisdições de cada denominação. Assim, por exemplo, muitos ortodoxos nos Estados Unidos seguem o calendário gregoriano enquanto as Igrejas Ortodoxas no leste europeu e no Oriente Médio seguem o calendário juliano.

Devido à desfasagem de dias entre os calendários juliano e gregoriano, as datas de Páscoa e Natal são comemoradas em dias diferentes. Enquanto o Natal católico romano é comemorado no dia 25 de dezembro, os ortodoxos o comemoram no dia 7 de janeiro.

Também há uma diferença na duração do tempo de quaresma. Para os católicos romanos, o período dura 40 dias, para os ortodoxos dura 47. A diferença se explica porque os católicos romanos não incluem os domingos no cômputo da quaresma. Por sua parte, os católicos ortodoxos contam os domingos na soma final.

Em relação às datas, esse é um resumo das diferenças. Mas existem muitas outras inclusive no símbolo da cruz. Se você gosta do assunto, vale a pena pesquisar.

Fonte: Vaticano