A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conquistou, pelo quinto ano consecutivo, um lugar de destaque entre as melhores universidades do mundo no renomado ranking da Times Higher Education (THE), que neste ano avaliou 1.904 instituições de 108 diferentes países. A lista completa pode ser acessada clicando aqui.
Sendo liderada pelo oitavo ano consecutivo pela britânica Universidade de Oxford, a mais recente edição do THE World University Rankings apresenta 56 universidades brasileiras, evidenciando uma tendência de queda, já que no ano anterior contava com 62 e, em 2021, com 70.
O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, enfatiza que “estar entre as 56 universidades brasileiras presentes em um dos rankings mais importantes do mundo evidencia não apenas a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação da Udesc, mas também os frutos da crescente internacionalização da Universidade dos Catarinenses em todas as áreas, inclusive na extensão”.
Baretta cita ainda como exemplo de internacionalização o Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, que contou com a participação de rondonistas de cinco diferentes países em operação realizada no Meio-Oeste catarinense neste ano. Ele destaca também o crescimento das parcerias e do apoio institucional para intercâmbios nos níveis de graduação e pós-graduação, bem como em pesquisa.
Metodologia e Indicadores:
O ranking da THE é construído a partir de 13 indicadores que exploram cinco dimensões essenciais: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização. Para a edição deste ano, foram analisadas mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações científicas e realizados questionários com mais de 68 mil acadêmicos globalmente.
Reconhecimento em Ootros Rankings:
Não é apenas no THE World University Rankings que a Udesc tem ganhado reconhecimento. A instituição já se destacou em três outros rankings da THE, focados em universidades da América Latina, instituições de economias emergentes e universidades com idade entre 50 e 75 anos. Além disso, em 2022, a Udesc marcou presença pela primeira vez no QS World University Ranking, organizado pela QS Top Universities.