Udesc quer criar primeiro consultório digital universitário de enfermagem do Brasil

O projeto mobiliza estudantes e professores do curso de Enfermagem.

Uma iniciativa do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, pretende criar o primeiro consultório digital universitário de enfermagem do Brasil.

Coordenado pela professora Jouhanna Menegaz, o projeto mobiliza estudantes e professores do curso de Enfermagem. A ação faz parte do Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Educação Empreendedora em Enfermagem e Saúde, que foi criado pela Udesc Oeste em 2021 e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto foi tema do 1º Seminário do Consultório Digital, realizado de forma híbrida em março. Além de apresentar a iniciativa, o seminário buscou principalmente informar a população sobre a importância da saúde digital.

A programação incluiu conferências e rodas de conversas com convidados experts na prática de telenfermagem e telessaúde. Foram abordados assuntos como os cuidados necessários para realizar atendimento de enfermagem no ambiente digital, a Lei de Proteção de Dados para o setor da Saúde e o uso de plataformas online para fazer o atendimento aos pacientes. As atividades online tiveram mais de 300 inscritos.

Empreender e inovar

Voltado a estudantes de graduação, pós-graduação, enfermeiros e professores da área, o Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Educação Empreendedora em Enfermagem e Saúde atua por meio do ensino, do desenvolvimento de competências, reconhecimento e suporte para empreender e inovar.

A implantação do consultório digital de enfermagem da Udesc Oeste é uma das ações previstas. A proposta é que funcione como um espaço de ensino, inovação e geração de novos produtos e serviços para a sociedade.

Segundo a professora Jouhanna, o objetivo do projeto é implementar o ensino da gerência do cuidado em telenfermagem por meio de consultório digital.

Resultados previstos

Entre os resultados esperados, estão a criação do modelo e do plano de negócio do consultório digital; a criação de instrumentos e fluxos de assistência, ensino e gestão; e a capacitação de equipes de professores e estudantes nos instrumentos e fluxos definidos.

A intenção é que o consultório preste atendimento à população referenciada pela rede de saúde na região de Chapecó, com planos de futuramente ampliar a atuação a outras localidades. A previsão é iniciar os atendimentos no segundo semestre deste ano.

Em uma etapa posterior, o projeto pretende ainda formalizar, no currículo do curso de graduação em Enfermagem da Udesc Oeste, a realização de atividades teórico-práticas no consultório digital.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proenfermeirosempreendedores@gmail.com.

Fonte: Governo de Santa Catarina