Turistas argentinos são flagrados viajando no compartimento de carga na BR-101, em Itapema (SC)

Além dos dois jovens no lado de fora da caminhonete, uma criança de dois anos viajava no colo da mãe, no banco dianteiro.

Foto: PRF/SC

Uma caminhonete Ford Ranger com placas da Argentina foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), cometendo duas infrações de trânsito na manhã desta segunda-feira (8/01/24) na BR-101, em Itapema (SC). O veículo transitava na rodovia com dois jovens sentados no compartimento de carga.

Conforme o artigo 230, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o transporte de passageiros na parte externa de um veículo é considerado uma infração gravíssima, resultando na perda de 7 pontos na CNH e em uma multa de R$ 191,54.

A outra infração foi cometida ao transportar uma criança de dois anos no colo da mãe. De acordo com a Resolução 819/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para veículos que não tem o banco traseiro, o transporte de crianças de até 10 anos até poderá ser feito no banco da frente, porém, com o sistema de retenção (cinto de segurança) adequado e corretamente instalado.

Todos os ocupantes da caminhonete fazem parte da mesma família e pretendiam viajar nessa situação até Florianópolis. O motorista foi autuado pelas infrações e chamou  amigos argentinos para que os passageiros seguissem viagem em outro veículo.