Turbidez da água captada no Rio Itajaí-Açu salta de 150 para 1.800 NTUs em Blumenau

Segundo a autarquia, o problema está afetando o abastecimento de vários bairros.

Foto: SAMAE de Blumenau

Na manhã deste sábado (9/12/23), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) atualizou sobre a situação do abastecimento de água em Blumenau. Segundo a autarquia, não foram registradas ocorrências de rompimento de grande porte ou problemas em equipamentos.

No entanto, a turbidez do Rio Itajaí-Açu saltou de 150 NTU para 1800 nesta madrugada, resultando na necessidade de limpeza de dois decantadores na Estação de Trabalho de Água (ETA II). A estação está trabalhando em carga máxima e há problemas de intermitência no abastecimento em bairros como Fortaleza, Badenfurt, Passo Manso e Tribess, Vila Nova, Escola Agrícola e parte da Velha.

A previsão é que o sistema se recupere até a segunda-feira (11), voltando ao velho fantasma do abastecimento com a chegada do verão. Os relatórios das equipes operacionais mostram que alguns reservatórios da cidade ainda não atingiram sua capacidade total, embora nossas estações estejam operando a 100% de sua capacidade.

Muitas regiões estão sem água há dias e não é de hoje ou desta semana. A grande dúvida  do povo é: onde está o resultado dos investimentos em boosters e reservatórios (Fortaleza e Itoupavazinha)? Algo não está tão transparente quanto a administração municipal insiste em divulgar na máquina de comunicação que investiu para falar bem de sua gestão.