Túmulos e jazigos são violados no Cemitério Municipal de Gaspar (SC)

Tampões de sepulturas foram removidos e mausoléu ficou com o vidro quebrado. Saiba como proceder caso um familiar seu esteja sepultado no local.

Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)

O Cemitério Municipal de Gaspar foi alvo de atos de depredação e possíveis tentativas de furto aos túmulos e mausoléus durante o mês de abril. Alguns tampões de granito foram deslocados nas sepulturas, havia mausoléus com os vidros quebrados e o metal com as informações dos falecidos removidos.

Os criminosos normalmente furtam o metal para vender. No dia em que os compradores desses objetos furtados perceberem que a possibilidade de ficarem atrás das grades é real, talvez tenhamos uma realidade melhor. A depredação do patrimônio público ou privado é passível de detenção e multa, conforme prevê o artigo 163 da Lei nº 2.848/40.

A informação do vandalismo foi divulgada pela prefeitura de Gaspar que pede ajuda à comunidade ao ver uma situação de depredação ou vandalismo. A orientação é que comunique o fato à direção do Cemitério Municipal, que por sua vez contata a família da pessoa sepultada no local.

Para isso é necessário que o cadastro esteja atualizado. O procedimento é simples, basta o responsável levar o atestado de óbito e identidade dos falecidos, além do seu próprio documento de identidade. Para tirar qualquer dúvida, basta ligar para o cemitério telefone (47) 3091-2024.

Se você conhece algum vândalo de cemitérios (ou que compra os objetos furtados), denuncie pelo telefone 190 da Polícia Militar ou no aplicativo PMSC Cidadão (Android e iOS).

Você sabe a diferença entre jazigo, túmulo, sepultura e mausoléu?

O jazigo é um espaço destinado ao sepultamento de corpos, que pode acomodar mais de uma pessoa e é dividido em gavetas. Existem diferentes tipos de jazigos, e eles podem ser comprados, tornando-se perpétuos para uso da família. Além disso, existe também a opção de jazigo temporário, geralmente público.

Por outro lado, o túmulo é um monumento construído acima da sepultura em homenagem à pessoa falecida. Ele geralmente inclui o nome da pessoa, as datas de nascimento e morte, além de dizeres escolhidos pelos familiares.

Os túmulos podem ser feitos de diferentes materiais, como granito, mármore e cerâmica. Em resumo, enquanto o jazigo é um espaço de sepultamento, o túmulo é um monumento construído acima da sepultura para homenagear o falecido.

Mausoléu é uma estrutura arquitetônica construída em homenagem a uma pessoa ou família falecida, onde os restos mortais são colocados em sepulturas internas. É uma construção geralmente grandiosa, feita de materiais nobres e decorada com elementos simbólicos e artísticos. Mausoléus podem ser encontrados em cemitérios, igrejas, mausoléus particulares, entre outros locais.

Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)
Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)