Tucano passeando na tarde de domingo na Rua XV de Novembro em Blumenau

Tucano-Mausoleu_01

Fotos: Soni Robinson Witte

Apesar do ar de cidade cosmopolita que às vezes Blumenau passa, com sua indústria, comércio, serviços, supermercados, universidades; ainda somos a cidade do interior com aproximadamente 310 mil habitantes. E a natureza está presente em todos os lugares. No coração da cidade, atrás do shopping Neumarkt temos até o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis. O local proporciona um belo passeio pela nossa flora e fauna.

Tucano-Mausoleu_02

O Soni Robinson Witte passava no domingo (2) a tarde em frente ao Mausoléu Dr. Blumenau, quando observou a presença desse tucano no início da Rua XV de Novembro em frente ao Biergarten. Será que estaria prestando uma homenagem ao falecido fundador da cidade? Atrás do imóvel tem uma mata, onde existe o famoso cemitério de gatos, que dá acesso para o museu da Família Colonial.

Tucano-Mausoleu_03

O tucano vive nas florestas tropicais da América do Sul (principalmente Amazônia) e também nas proximidades da Argentina. Não se encontram tucanos em outros continentes. Aliás, os tucanos não suportam o frio. Os tucanos se alimentam de frutos que encontram na natureza e quando estão com muita fome comem até insetos e filhotes de outras aves. O bico do tucano ajuda na alimentação, já que facilita a quebra de cascas de frutos mais rígidos e ajuda na mastigação de alimentos.

As principais espécies de tucano são:

  • Tucanuçu: mede 56 cm, que é o mais comum, tem o bico laranja.
  • Tucano-de-bico-preto: Mede 46 cm, tem peito amarelo e branco.
  • Tucano-de-papo-branco: mede 55 cm, apresenta as cores vermelha, amarela, e preto no bico.
  • Tucano-de-bico-verde: mede 48 cm, e tem peito amarelo.

Fonte: InfoEscola