O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira (11/10/18) uma página na internet para ajudar a esclarecer informações falsas e falaciosas que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais. Neste link, qualquer pessoa poderá ter acesso a esclarecimentos sobre boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores.
Agências de checagem de conteúdo irão alertar quando há risco de desinformação, incentivando o compartilhamento consciente e responsável de mensagens. Todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento são investigados pelo Ministério Público Eleitoral e pela Polícia Federal.
A finalidade é garantir a verificação de eventuais ilícitos e a responsabilização de quem difunde conteúdo inverídico. Até agora, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada.
O Tribunal Superior Eleitoral lembra que a participação da sociedade é fundamental neste processo de conscientização. Whatsapp e redes sociais são excelentes, mas antes de repassar vídeos ou dados de denúncias bombásticas, tenha certeza sobre o que irá repassar. Quando torcemos por um candidato, temos uma facilidade maior em aceitar como verdadeiras informações contra opositor.