
Feijoada e Inverno são praticamente palavras sinônimas. Com o frio que logo deve chegar, é aberta oficialmente a temporada desse prato considerado um item básico na mesa dos brasileiros.
Há quem utilize a feijoada como fonte de renda em eventos sociais e também tem aqueles que aproveitam a época do ano para adicioná-la ao cardápio de alguma comemoração como, por exemplo, festas de aniversário.
Luiz Antonio Bergamo, que trabalha há mais de 10 anos com embutidos e defumados e é sócio da empresa Olho, defende que, no preparo da feijoada, as carnes mais indicadas são costelinha de porco, lombinho, linguiça (podendo ser a Linguiça Blumenau), paio, bacon e carne seca.
Muita gente tem dúvida com relação a quantidade de ingredientes necessária por pessoa. O especialista em carnes e chef do Figueira Restaurante, Caio Fontenelle, ensina alguns truques para fazer uma feijoada completa e não errar na quantidade.
Feijoada completa:
Ingredientes (por pessoa):
- 150g de carnes sem osso (carne seca, lombinho de porco, linguiça, paio e bacon)
- 300g de carnes com osso (costelinha de porco)
- 90g de arroz (cru)
- 90g de feijão preto (cru)
- 1/2 laranja
- 4 folhas de couve
- 60g de farofa
Observação: as quantidades de feijão e arroz consideram os acompanhamentos sugeridos acima. Caso outros acompanhamentos sejam acrescentados, como aipim frito, torresmo e ovo, o ideal é reduzir um pouco os volumes.
Dicas de preparo:
Deixar o feijão de molho durante a noite, isso facilitará o cozimento. Utilize a água restante do molho para cozinhar o feijão. Se usar carnes salgadas, dessalgue em água fria na geladeira durante a noite. Troque a água e mexa as carnes pelo menos três vezes.
Antes de fazer a feijoada, escalde as carnes para tirar um pouco da gordura e o restante do sal. Coloque na panela e cubra de água. Deixe ferver por mais uns 20 minutos e depois acrescente o feijão e cozinhe até chegar ao ponto.
Carnes prontas, como a linguiça e o paio, deverão ser escaldadas e colocadas no feijão após o cozimento das primeiras, como lombinho, carne seca e costelinha, para que não desmanchem no processo.
Pegue umas duas xícaras de feijão (cozido) com o caldo, bata no liquidificador e retorne à panela para que engrosse o caldo. O tempero da feijoada é feito a parte e colocado ao final do seu cozimento, isso trará mais sabor e frescor ao prato. Prepare em uma frigideira um refogado com cebola, alho e bacon e umas folhas de louro e adicione à panela.
Texto: Letícia Oberger