Quem passou pela Rua Humberto de Campos, no bairro Velha, em Blumenau, se assustou com o estado dos abrigos de ônibus. Talvez você não lembre, mas cada um custou cerca de R$ 12,5 mil e os primeiros foram instalados em 2018. O flagrante foi registrado na manhã deste domingo (19/03/23) pelo nosso colaborador Soni Robinson Witte.
Parte das estruturas estão danificadas e até sem o vidro temperado, um item que provavelmente pesou no preço final. Em outros, o vidro está pixado, mostrando o desrespeito em relação ao patrimônio público. Até 2020, foram instalados 124 abrigos (149 módulos) nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 1,48 milhão.
Além do descuido em relação a manutenção, também faltou recolher o lixo no abrigo próximo ao Parque Vila Germânica, região mais turística de Blumenau. As garrafas de água, copos, embalagens de marmitas, entre outros descartes, estavam ao redor da lixeira. Ou acumulou e caiu por cima, ou a pontaria não está boa.
Os novos modelos têm três metros de largura e foram produzidos com aço galvanizado e possuem telhas térmicas. Os usuários podem esperar pelos ônibus sentados nos poucos espaços dos bancos e até há uma área para ser usada por cadeirantes.
Apesar de se tratar de um importante corredor de ônibus e de sua extensão, estamos falando dos abrigos um apenas uma rua de Blumenau. Provavelmente há outros na mesma situação ou pior.