As aulas do Programa Entra21-Blusoft 2016, conta com a participação de 30 haitianos que vivem em Blumenau e região. No total, 80 deles se inscreveram, e os que foram aprovados, passaram por testes e entrevistas que identificam a aptidão para o desenvolvimento de sistemas.
Foi criada uma turma especial com aulas à noite para 20 imigrantes, por causa dos compromissos com seus respectivos empregos. Eles recebem formação técnica em desenvolvimento de linguagem Java e aulas de português, além de vale transporte e todo o material didático.
Sérgio Tomio, coordenador do Entra21-Blusoft, a decisão de abrir vagas para imigrantes haitianos surgiu a partir da constatação de que muitos deles são qualificados. Além de possuírem curso superior em seu país, eles falam fluentemente francês ou inglês.
Nos próximo semestre, eles farão parte de outros 300 jovens selecionados que receberão formação gratuita avançada em programação de sistemas e desenvolvimento web durante. Todos os participantes que forem aprovados ao final do curso, deverão ser contratados por empresas de TI da região.