domingo, 11 abril 2021
Início Geral Três dicas ajudam a não errar na decoração do lavabo

Três dicas ajudam a não errar na decoração do lavabo

Fim de ano é época para receber amigos e familiares para confraternizações e um lavabo charmoso é o melhor cartão de visitas. Moderno, rústico ou clássico? A dúvida sempre surge e o ideal é manter a personalidade dos proprietários da casa. Três dicas podem ajudar na hora de compor a decoração por serem atemporais e combinarem com diversos estilos. O arquiteto Thiago Mondini aposta em espelhos amplos, mármore e papéis de parede. “Os lavabos são um espaço em que a criatividade pode ser explorada porque são utilizados com menor freqüência e não se corre o risco de enjoar da decoração. Geralmente são ambientes pequenos, por isso, gosto de explorar grandes áreas revestidas com espelho. Nas demais superfícies, o importante é saber equilibrar: papel de parede, mármore e objetos decorativos”, sugere Thiago.

Por não possuir área molhada, os lavabos não sofrem com vapor e umidade, o que permite a instalação de papéis de parede. A empresária Sheila Schwanke explica que atualmente há uma infinidade de cores e modelos de papéis de parede e que diferente de outros revestimentos, como pisos e pastilhas, a troca é fácil. “Para renovar o ambiente não é preciso passar pelo transtorno das obras, inclusive, tem muita gente que investe no papel de parede e até se arrisca na colocação”. Sheila ainda comenta que não há uma preferência por estampas, já que a ideia é usar o papel de parede para destacar a personalidade dos donos da casa.

Especializada em decoração de interiores, a Schwanke Casa ensina aqueles que querem apostar no papel de parede para deixar o lavabo mais aconchegante ou para quem deseja receber o novo ano com um ambiente renovado. Confira:

  • Preste atenção na situação da parede: os papéis de parede tendem a retratar a imperfeição do reboco. Quanto mais lisa for a parede, melhor. Paredes com massa corrida ou massa acrílica são adequadas para a aplicação e as revestidas com pintura epóxi não aceitam o papel.
  • Sobre a colagem: faça a solução da cola de acordo com as instruções de cada modelo. Passe uma mão de cola no papel e deixe descansar por 5 minutos. Nesse tempo, passe uma mão de cola na parede.
  • Cuidados com a emenda: as emendas entre uma folha de papel e a outra são apenas encostadas porque o papel já vem com emendas prontas. Cores claras disfarçam mais, diferentemente dos tons mais escuros.
  • Detalhes da finalização: recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com uma espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos. Utilize um pano limpo e úmido para retirar o excesso de cola que fica entre as folhas e faça o acabamento retirando as bolhas com uma espátula de plástico. Alguns minutos depois ainda podem aparecer pequenas bolhas, mas estas desaparecem em até 24 horas.

Com a ajuda ou não de um profissional, é importante sempre ter em casa um pouco mais do papel escolhido para manutenção de partes que descolam e para fazer acertos.

Foto e projeto: Thiago Mondini.

Oficina das palavras | Sabini Roncaglio

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS