sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralTrês casos de pacientes com superbactéria foram identificados em SC

Três casos de pacientes com superbactéria foram identificados em SC

cientista-laboratorio-superbacteriaA enzima KPC é formada por genes de bactérias resistentes a antibióticos, por isso também é conhecida como superbactéria. O uso abusivo de antibióticos cria resistências no organismo e acaba anulando o efeito dos medicamentos. Nesta quarta-feira (23) foram confirmados 3 casos no Hospital Municipal São José em Joinville. Os pacientes foram isolados, já que ela é transmitida pelo contato, e seguem sob observação.

Como a gripe A, o contágio desta enzimas se dá com maior facilidade em pessoas que se encontram debilitadas, como as que passaram por cirurgias ou que enfrentam infecções como pneumonia, sepsis (infecção generalizada na corrente sanguínea) e doença no trato urinário.  Como a transmissão é pelo contato, os hábitos de higiene simples evitam a transmissão da bactéria. Isso significa no mínimo lavar sempre as mãos ou utitlizar álcool gel para desinfetá-las.

O Laboratório Fiocruz, no Rio de Janeiro, é que faz a análise para detectar o gene que codifica a enzima  KPC. A primeira vez que ele foi identificado em terras catarinenses foi Em 2010.

Fonte: G1/SC

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS