sábado, 4 dezembro 2021
InícioEducaçãoTrês alunos da FURB são selecionados para o Programa Ciências Sem Fronteiras

Três alunos da FURB são selecionados para o Programa Ciências Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras

Três alunos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) foram selecionados para o programa de intercâmbio Ciências Sem Fronteiras. A divulgação oficial foi feita nesta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesta chamada, estão contemplados alunos que se inscreveram para o intercâmbio na França, Suécia, Irlanda e Áustria.

Gabriela de Arruda Pinheiro, aluna do 7º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo foi selecionada para embarcar para a Suécia. O maior objetivo da estudante da FURB “é conhecer novas culturas e tentar aplicar no dia-a-dia da profissão, além claro, de aprimorar a língua inglesa .”

Outro acadêmico que também irá para a Suécia é Ivhan Michel Kienen Tafner. Aluno do 9º semestre do Curso de Engenharia Química, Ivhan sempre quis fazer um intercâmbio. Agora, incentivado pelo pai decidiu se inscrever e foi selecionado. “Será uma experiência diferente, tanto para melhorar a fluência em inglês quanto para conhecer um dos países com maior nível tecnológico do mundo.”

A terceira acadêmica selecionada irá para Irlanda. Gabriela Vanso Buzatto de Oliveira, aluna do 5º semestre do Curso de Engenharia Química não esconde a felicidade de ter sido selecionada. Ela conta que a inscrição foi “meio no impulso”, incentivada por amigos que já tinham feito o intercâmbio e da mãe. “Esta é uma oportunidade única para melhorar o currículo”, diz.

A partir de agora, os alunos começam a receber orientações das universidades cadastradas destes respectivos países. O início do intercâmbio está previsto para o segundo semestre de 2014 com duração de um ano. Uma segunda chamada para outros países deve ser divulgada nos próximos dias.

Os selecionados

Suécia

  • Gabriela de Arruda Pinheiro – aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo
  • Ivhan Michel Kienen Tafner – aluno do Curso de Engenharia Química

Irlanda

  • Gabriela Vanso Buzatto de Oliveira – aluna do Engenharia Química

O PROGRAMA

O Programa Ciência Sem Fronteiras consiste em um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Na FURB, a Coordenadoria de Relações Internacionais é responsável por orientar e assessorar estudantes da instituição interessados em fazer um intercâmbio acadêmico, inclusive em pós-graduações e doutorados.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone (47) 3321-0214 ou pelo e-mail cri@furb.br.

via FURB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS