Tratamento de resíduos e água ultrafiltrada serão destaques na 38ª Oktoberfest Blumenau

Na edição de 2022 da festa, cerca de 2 milhões de copos se tornaram uma opção “mais verde” de combustível para alimentar fornos e caldeiras de indústrias.

Durante os 19 dias da 38ª Oktoberfest Blumenau, a estimativa é que sejam geradas cerca de 150 toneladas de resíduos. A empresa Veolia, encarregada do tratamento, adotará o coprocessamento que transforma os resíduos em CDR (Combustível Derivado de Resíduos), uma alternativa menos poluente. Em 2022, cerca de 2 milhões de copos se tornaram uma opção “mais verde” de combustível para alimentar fornos e caldeiras de indústrias, substituindo assim os combustíveis fósseis.

Segundo Lina del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia, a pauta ESG (ambiental, social e de governança corporativa) deve ser levada para os grandes eventos e executada de forma que integre todos os pilares, impulsionando práticas mais sustentáveis para indústrias e cidades, e conscientizando o público no geral. “A Oktoberfest, além de proporcionar entretenimento, está evoluindo para incluir práticas que beneficiam o meio ambiente.”

Água Ultrafiltrada para Todos

Outra novidade desta edição é a distribuição de água ultrafiltrada para os oktoberfesteiros. Essa ação, realizada em colaboração com a Ambev, visa não apenas oferecer uma água de melhor qualidade, mas também reduzir o uso de garrafas plásticas. Oliver Kiles, da Veolia Water Technologies & Solutions, destaca que a ultrafiltração proporciona água mais segura, sendo eficaz contra vírus e bactérias, além de garantir qualidade contínua.

A Veolia tem mais de 220 mil colaboradores pelo mundo e é pioneira em transformação ecológica. O grupo atende cidades e indústrias em suas necessidades de água, resíduos e energia, almejando melhor acesso, preservação e renovação de recursos.

A 38ª Oktoberfest Blumenau acontece de 4 a 22 de outubro. O evento é uma realização da Prefeitura e conta com vários patrocinadores e parceiros.