segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGeralTransporte gratuito de bicicletas em ônibus pode virar lei

Transporte gratuito de bicicletas em ônibus pode virar lei

Ônibus em Santa Cruz do Sul (RS) circulam com suportes para bicicletas | Foto: Divulgação
Ônibus em Santa Cruz do Sul (RS) circulam com suportes para bicicletas | Foto: Divulgação

 

Buscando a integração entre ciclistas e o transporte urbano coletivo, o Projeto de Lei 218/16, em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê o transporte gratuito de bicicletas em ônibus municipais e intermunicipais no estado. De autoria do deputado Aldo Schneider (PMDB), a matéria propõe uma prática já realizada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, e em muitos lugares do mundo como Reino Unido e Austrália.

Segundo o autor, a iniciativa possibilita ao usuário do transporte público utilizar também a bicicleta como transporte pessoal nos deslocamentos diários. De acordo com o parlamentar, o projeto prevê a instalação de um suporte em ônibus coletivo público, com a finalidade de transportar a bicicleta do usuário.

“Esta é uma forma de estimular a troca do carro pelo transporte público. A utilização da bicicleta como meio de transporte para os deslocamentos diários é bastante comum em vários países. Com o suporte instalado no ônibus, a bicicleta é apoiada no suporte e travada pelo condutor do veículo, o que proporciona segurança no transporte da bicicleta e evita que a mesma se desprenda e caia durante a viagem, ou seja roubada”, explica Aldo.

Há três meses no Legislativo, a matéria segue tramitando para ser aprovada e assim possibilitar ao usuário do ônibus a oportunidade de percorrer outros trechos da viagem em bicicleta. A exemplo de Londres, uma das primeiras cidades a instalar suporte para bicicletas no transporte coletivo, a medida visa facilitar o transporte dos catarinenses.
Para o parlamentar, além de incentivar o uso da bicicleta diariamente em parceria com o transporte coletivo, a iniciativa proporciona ao usuário a prática de exercício físico e um trânsito mais tranquilo.

Aldo destaca que o projeto estimula também mudança de hábito capaz de estimular a troca do veículo particular pelo transporte público e, consequentemente, pelas bicicletas. “O benefício não acarretará no reajuste das tarifas”, frisou.
Instalação do suporte

A obrigação de instalação de suportes para colocação de bicicletas nos ônibus coletivos de passageiros municipais e intermunicipais deverá ser implantada gradualmente da seguinte forma: 10% da frota a partir de 2017, 20% a partir de 2018 e sucessivamente até 2026 com 100% da frota.

Tatiani Magalhães, da AGÊNCIA AL
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS