Nesta manhã de segunda-feira (8), muitas pessoas reclamaram da lentidão no trânsito da Rua Floriano Peixoto e Nereu Ramos. A razão são as obras de implantação do esgoto na Rua Nereu Ramos, que estava em meia pista, o que causou grande congestionamento na região. A notícia boa é que amanhã deve ser mais tranquilo porque as duas pistas estarão abertas todos os dias entre às 7h e 9h para o trânsito. Para saber mais detalhes, conversamos com Cleber Renato da Silva, gerente operacional da Odebrecht Ambiental, responsável pela obra.
Cleber explicou, que o Ribeirão Bom Retiro foi canalizado no início do século passado, vindo desde a Rua Floriano Peixoto e passando pela Rua Nereu Ramos. Antes de iniciarem as obras de implantação do esgoto nessa região, a Odebrecht Ambiental teve que pesquisar o trajeto deste canal, porque a Rua Engº Rodolfo Ferraz não existia na época, dificultando ter uma referência.
Conseguiram informações no Arquivo Histórico, com a historiadora Sueli Petry. Mas na hora de realizarem as escavações na quinta-feira (5), no único desenho que mostrava o local, a canalização estava um pouco fora do que mostrava o desenho.
O próximo desafio era cavar uma vala de 6m a 7m de profundidade, que passará por baixo dessa canalização do ribeirão. É um trabalho delicado e preciso, porque necessita garantir a segurança do operário que irá estar lá em baixo. Todas essas dificuldades acabaram atrasando a previsão de término.
Segundo Cleber, os problemas com o trânsito devem ser menores no resto desta semana, já que as duas pistas estarão liberadas entre às 7h e 9h, horário de maior pico no trânsito. Na quinta ou sexta, as obras chegam na esquina da Rua Engº Rodolfo Ferraz e prosseguem pela Rua Nereu Ramos até a Rua Pandiá Calógeras, onde estão os Colégios Pedro II e IBES Sociesc. O pique de trabalho é intenso, todo dia até às 22h.