Tomar banho em rios do Vale do Itajaí pode ser muito perigoso, alertam os bombeiros voluntários

"Mesmo sabendo nadar muito bem, você pode cair numa armadilha dessas e acabar morrendo afogado às vésperas das festas de fim de ano", enfatiza o comandante Evandro Vinotti.

A chegada do verão e o calor acima de 30°C traz de volta um velho problema: os afogamentos. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial foi acionado próximo ao meio-dia deste domingo (3/12/23) para socorrer mais uma vítima.

O comandante Evandro Vinotti fez um alerta à população: “Peço encarecidamente que não entrem nos rios da nossa região agora, devido a esse excesso de calor. Procurem clubes, procurem locais próprios que tenham salva-vidas e sistemas de segurança. Há pouco, fomos acionados mais uma vez para um possível afogamento no rio.”

Vinotti lembra que os rios da nossa região têm um risco muito grande de redemoinhos, refluxo, corrente reversa, além de outras armadilhas que os olhos não veem. “Mesmo sabendo nadar muito bem, você pode cair numa armadilha dessas e acabar morrendo afogado às vésperas das festas de fim de ano, causando uma tragédia não só pessoal, mas também para a sua família e todos os entes queridos que ficam. Então, por favor, pessoal, coloquem a mão na consciência e não entrem nesses rios da nossa região.”

Em Indaial, a estrutura dos bombeiros atende a uma demanda grande de acidentes, situações clínicas e de apoio ao SAMU, além das buscas no rio. “Nós ainda estamos no rio fazendo buscas por um pai e filho que acabaram perdendo a vida atravessando o rio com uma bateira. O pai foi localizado, o filho continua desaparecido. O Corpo de Bombeiros Voluntários faz o que pode, mas também não vai colocar seus mergulhadores e o pessoal de rafting de resgate em risco por conta de uma situação que, infelizmente, não tem mais retorno”, finaliza o apelo de Vinotti.