O Sindicato dos Policiais Civis de SC (Sinpol) está convocando todos os profissionais da classe, inclusive das unidades especializadas, DETRAN, CIRETRANS e CITRANS para paralisarem as suas atividades nesta quinta-feira (13/03), das 8h às 18h. Segundo nota emitida através de seu site, serão atendidos somente casos de emergência, prisões em flagrante ou por ordem judicial.
A classe alega como razão da greve, o descaso do governo estadual com os policiais civis onde os salários estão defasados, o efetivo reduzido, as promoções atrasadas e a não aplicação da data-base. Além disso, reclamam do sobreaviso não remunerado e a extinção da carreira de Escrivão de Polícia Civil, alegando que isso desmotiva a categoria.
De acordo com o Sinpol, no ano passado a categoria esteve mobilizada no sentido de buscar melhores condições de trabalho e salariais. Na ocasião, o Governo Estadual não aceitou negociar com a categoria e aprovou proposta em que retirou os adicionais dos profissionais como adicionais de pós-graduação, de periculosidade e adicional noturno.
No entanto, serão classificadas como ocorrências de registro obrigatório, durante o período da paralisação, independente de flagrante, casos de:
- Homicídio;
- Tentativa de homicídio;
- Suicídio;
- Roubo seguido de morte;
- Sequestro e cárcere privado;
- Estupro;
- Desaparecimento de pessoa;
- Furto/roubo de veículo;
- Recuperação de veículo furtado/roubado
)