Quinta-feira começou a greve nacional dos bancários em todo país e os de Blumenau também estarão aderindo. A partir dessa segunda-feira, dia 23, aquela típica cena deles com faixas e cartazes em frente às agências bancárias vai ser novamente comum.
As reinvidicações são o reajuste salarial (de 11,93%) e participação nos lucros e resultados. Os bancos toparam um reajuste de 6,1% nas negociações, mas não deu certo a tentativa de ofeerer a metade. E preparem-se, porque o Sindicato dos Bancários, prevê uma de adesão de 100% das agências instaladas na Rua XV de Novembro. Se você tiver a sua conta nos bairros, esse percentual reduz pela metade. Na região, a adesão reduz ainda mais, ficando em torno de 30%.
Para quem acha que escapará de pagar as contas, essas paralisações não isentam o consumidor de suas obrigações. Então o jeito é fazer as operações por telefone, internet, celular ou em correspondentes bancários, como lotéricas e Correios.
Os juros por atraso podem ser salgados, ainda mais se a paralisação durar os 7 dias de 2012, em que no final 90% das agências estavam fechadas.