Todo mês, cerca de 14 contêineres são danificados por vândalos em Blumenau

 

 

 

 

Fotos: Soni Robinson Witte

O resto do que era um contêiner de coleta reciclável foi encontrado queimado na Rua Benjamin Constant, altura do nº 2.496, próximo da Cooper do bairro Vila Nova, em Blumenau. A cena chamou a atenção de Soni Robinson Witte, um dos mais antigos colaboradores de OBlumenauense, que registrou a imagem.

Os compartimentos pertencem à empresa RACLI Limpeza Urbana, responsável pela coleta do lixo reciclável na cidade. Em contato com o SAMAE, a assessoria de imprensa informou que existem 2.400 contêineres desses em Blumenau. Em média, 14 deles sofrem com vandalismo por mês.

 

 

Além de incendiados, muitos são jogados morro abaixo ou têm suas rodinhas e tampas quebradas. Outro problema muito comum é quando são depositados materiais pesados, quebrando o fundo do contêiner. Neste caso é uma questão de cuidar com os materiais colocados dentro.

A pena é para os vândalos é a detenção de três meses a um ano, além de multa. Estamos falando de crime contra meu e seu patrimônio, como se alguém queimasse algo de nossa casa, porque no final somos nós pagamos por um novo. O dinheiro que vem dos impostos repõe o valor, seja de forma direta, ou indireta embutido no custo final da empresa contratada, afinal ninguém trabalha para ter prejuízo.

Que esses vândalos sejam responsabilizados pelos seus atos e passem uma temporada no Presídio Regional de Blumenau, para nunca esquecerem do que fizeram ou continuam fazendo. Se você ver algum caso, denuncie ligando para as Polícias Militar (190) ou Civil (181).