domingo, 5 dezembro 2021
InícioEsporteTJD gaúcho pune exemplarmente caso de racismo

TJD gaúcho pune exemplarmente caso de racismo

juiz-marcio-chagas
Árbitro Márcio Chagas da Silva foi vítima de racismo por parte de criminosos fantasiados de torcedores do Esportivo de Bento Gonçalves no Gauchão. Foto: Divulgação FGF

Confesso estar surpreso, mas ao mesmo tempo orgulhoso. Enfim, alguém fez algo de fato para acabar com a praga do racismo nos estádios brasileiros.

Nesta quinta-feira, em uma decisão surpreendente, mas digna de aplausos, o pleno do TJD gaúcho puniu o Esportivo de Bento Gonçalves com a perda de 9 pontos por causa do triste episódio de racismo contra o árbitro Márcio Chagas. Com isso, o clube da terra das vinículas está rebaixado no Gauchão.

Ainda cabe recurso no STJD, mas torço pela manutenção da pena. Sempre fui defensor de que algo precisa ser feito, e que só faria alguém rever conceitos quando mexesse com o próprio clube, como aconteceu na questão da punição quando algo é atirado pela torcida para dentro de campo.

Talvez tenha sido fácil punir por se tratar de um clube pequeno (o Grêmio, por exemplo, foi só multado por suposto caso de racismo contra o zagueiro Paulão, do Inter). Talvez. Mas não tenho dúvidas que se trata de um exemplo a ser seguido para banirmos de vez essa praga do racismo dos nossos estádios.

Por Rodrigo Braga
Publicado originalmente em blogbragarodrigo.wordpress.com

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS