quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioClimaTeste de aceitação do Radar Oeste atende expectativas da Defesa Civil SC

Teste de aceitação do Radar Oeste atende expectativas da Defesa Civil SC

 

Por Cleiton Ferrasso, da Defesa Civil de SC

O teste de aceitação do Radar meteorológico Oeste em Chapecó foi concluído nesta sexta-feira (30/6/17). Participaram do processo a secretaria de Estado da Defesa Civil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e representante da fabricante do radar.

O gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil SC, Frederico Rudorff, recebeu o certificado e disse que os testes foram um sucesso. “Estamos muito satisfeitos com o equipamento adquirido. Nos testes de desempenho, ele superou nossa expectativa. A empresa garantiu que é um dos melhores radares que já entregaram no Brasil com relação a configuração, integração e desempenho”, comenta. As próximas etapas são treinamento e operação assistida.

 

Gerente de Monitoramente e Alerta, Frederico Rudorff recebe do representante da fabricante alemã, Jens Didszun, certificado de aceitação do radar | Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom

 

A equipe checou a parte física (hardware) do radar, na sede em Chapecó; e o programa usado para ler as imagens no computador (software), em Florianópolis. Conforme Rudorff, ainda tem ajustes e configurações para serem feitos, mas serão implementados durante a operação assistida e ao longo do tempo de operação do radar este trabalho será contínuo.

 

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom

 

O Radar meteorológico do Oeste tem abrangência de até 400 quilômetros em linha reta, cobrindo todo o Oeste de SC, parte do RS, PR e inclusive parte do território Argentino. Serão cerca de 138 municípios catarinenses cobertos pelo Radar Oeste. O aparelho vai ajudar a identificar as massas de ar que entram em SC pelo Paraguai e Argentina. Ele poderá apontar, inclusive, a velocidade e intensidade da frente que está em direção ao Estado de SC.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS