Terceira escola municipal em Blumenau recebe Laboratório de Robótica

A proposta é atender os estudantes no contraturno escolar.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

A Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves abriu as portas para uma nova forma de aprendizado, focada em estimular a criatividade, os cálculos e o raciocínio lógico dos estudantes. A unidade fica localizada na Rua Benjamin Constant, nº 630, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau.

Na quinta-feira (6/07/23), foi entregue oficialmente o novo Laboratório de Robótica, equipada com quatro tablets, quatro kits de robótica da Lego, um computador e uma mesa de testes. As aulas serão ministradas por uma professora de informática e ocorrerão no contraturno escolar, com duração de uma hora e meia por semana.

Cerca de 150 estudantes já se inscreveram para participar das atividades, abertas para crianças do terceiro, quarto e quinto anos. Cada aula possui um tema específico, envolvendo a resolução de problemas e o estímulo à criatividade por meio de ferramentas tecnológicas, como os kits de robótica da Lego.

Além disso, as crianças aprendem noções de programação, trabalham em equipe e integram os conteúdos curriculares ao processo de aprendizagem. O Laboratório de Robótica foi criado graças a uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, a Associação de Pais e Professores (APP) e a empresa de tecnologia educacional Robomind, com sede em Blumenau.

Outras duas instituições municipais possuem Laboratórios de Informática: a Escola Básica Municipal Machado de Assis (Itoupava Seca) e a Escola Básica Municipal Lauro Muller (Badenfurt).  “À medida que nossas crianças e adolescentes se tornam cada vez mais conectados às tecnologias, é necessário acompanhar essa evolução em nossas escolas. Investir em aulas de robótica é uma forma de unir a tecnologia ao aprendizado”, ressaltou o secretário de Educação, Alexandre Matias.

“Ao integrar a tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem, estamos preparando nossos alunos para os desafios e oportunidades do mundo digital, além de estimular sua criatividade, pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas”, comentou entusiasmada a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]