Santa Catarina espera receber 8 milhões de turistas durante a próxima temporada de verão, um incremento de 30% em relação aos 6,2 milhões de visitantes da temporada passada. Para garantir a segurança e o conforto dos catarinenses e dos turistas durante o período, o Governo do Estado promove a Operação Veraneio 2015/2016, que contará com a mobilização de 8 mil profissionais da área de segurança e terá cobertura em 157 praias do Estado.
“Teremos um aumento significativo de visitantes no verão. Estamos nos preparando e nos estruturando para dar atenção, segurança e bem-estar a todos. Isso vai irrigar nossa economia, trazer oportunidade de empregos e de crescimento econômico para o Estado”, destacou o governador Raimundo Colombo, que nesta quarta-feira, 14, coordenou reunião com os órgãos envolvidos na Operação Veraneio.
O número de turistas esperado é resultado da soma de visitantes estrangeiros, moradores de outros estados brasileiros e também de catarinenses de outras cidades que viajam para o Litoral durante o verão. “Essa será uma das principais temporadas de verão da nossa história, resultado de fatores como a alta do dólar, o nosso bom relacionamento com países do Mercosul e também do trabalho de promoção de Santa Catarina que fizemos dentro do país”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello. O secretário apontou outros indicadores positivos para a temporada: a confirmação de 600 voos charter contra 433 da temporada passada, o crescimento de 41% na venda de pacotes da CVC para Santa Catarina e o incremento de 37% na venda de ingressos para o Parque Beto Carrero World.
O lançamento oficial da Operação Veraneio 2015/2016 será dia 16 de dezembro, na Avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis. O secretário adjunto da Segurança Pública, delegado Aldo Pinheiro D’Ávila, explicou que já foi realizado todo o planejamento de reforço e deslocamento de efetivo para atender a demanda prevista. Nesta temporada, serão empregados cerca 8 mil profissionais da segurança pública (veja relação abaixo). A Secretaria de Estado da Segurança Pública projeta utilizar cerca de R$ 20 milhões para pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis.
A parte operacional integrada nos diferentes órgãos de segurança começa no dia 22 de dezembro de 2015 e vai até 29 de fevereiro de 2016. No Corpo de Bombeiros, o período é maior – entre os dias 1º de outubro de 2015 e 1º de maio de 2016. “Durante a temporada mais cheia, entre dezembro e fevereiro, a mobilização é maior. Mas continuamos com o reforço mais tempo, até maio, quando ainda temos visitantes, mesmo que em menor número, porque o perigo não existe apenas quando temos grande fluxo de turistas”, explicou o comandante da corporação, coronel Onir Mocellin.
Na reunião desta quarta, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e o presidente em exercício da Casan, Celso José Pereira, também apresentaram investimentos recentes realizados para garantir o completo abastecimento de água e luz durante a temporada de verão, com o aumento significativo da demanda. A Celesc está construindo seis novas subestações e ampliando outras 21. E a Casan está investindo mais de R$ 50 milhões em obras e ações na Grande Florianópolis e na região de Porto Belo e Bombinhas.
Também participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm; e o delegado-geral da Polícia Civil em exercício, Marcos Flávio Ghizzoni Júnior.
Operação Veraneio 2015/2016
Polícia Militar
- 51 cidades
- 157 praias
- 35 balneários
- 17 estâncias hidrominerais
- 5.259 policiais militares
- 881 viaturas
- 5 aeronaves
Polícia Civil
- 32 cidades
- 1.159 policiais civis
- 2 aeronaves
Corpo de Bombeiros
- 37 cidades
- 157 praias
- 312 postos de guarda-vidas
- 275 guarda-vidas militares
- 1.236 guarda-vidas civis
- 53 embarcações
- 43 motonáuticas
- 2 aeronaves
Fonte: SECOM/SC