sábado, 4 dezembro 2021
InícioClimaTempo instável, temperatura máxima em torno de 28°C e sensação de ar...

Tempo instável, temperatura máxima em torno de 28°C e sensação de ar abafado

Pedra do Amor, bairro Ponta Aguda | Foto: Claus Jensen

 

A temperatura este momento (8h40min) em Blumenau é de 22,4°C; com previsão de chegar aos 28°C neste sábado (31/03/18), com sensação de abafamento. A mínima foi registrada às 3h, quando fez 22°C. O rio Itajaí está com 1,75m e a umidade relativa do ar em 96,1%.

O tempo permanece instável, com persistência da nebulosidade e sem aberturas de sol devido a perturbações em níveis médios e altos da atmosfera e do deslocamento de umidade do mar para o continente. Ventos fracos a moderados de nordeste.

De acordo com dados divulgados no site do Alerta Blu, nas últimas 24h (leitura das 8h30min) choveu uma média de 21,76 mm em Blumenau. As estações que registraram mais volume de chuvas foram as do Fidélis (48,8 mm), Vorstadt (39 mm),Itoupavazinha (37,6 mm) e Araranguá (36,2 mm).

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto com chuva em todas as regiões de SC, sobretudo no período da tarde e noite. Atenção para pancadas fortes de chuva em curto espaço de tempo, com acumulado de 15 a 20 mm em 1h, e descarga elétrica. Temperatura em elevação com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Cavado sobre o Sul do Brasil, com divergência de ventos úmidos em altos níveis da atmosfera.

 

Domingo (1º de abril)

Blumenau – A formação de um sistema de baixa pressão no RS direciona boa parte da umidade e instabilidade naquela região. O sol aparece por mais momentos entre a manhã e início da tarde, quando áreas de instabilidade formadas em virtude do calor e da baixa pressão no litoral de SC atingem o município provocando pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Temperatura mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 29 e 31ºC.

Santa Catarina – Variação de nuvens pela manhã com chuva isolada especialmente na madrugada e em todas as regiões no período da tarde e noite. Atenção para pancadas fortes de chuva em curto espaço de tempo, com acumulado de 10 a 30 mm em 1h principalmente no Litoral Norte e Sul, e descarga elétrica. Temperatura em elevação com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada. Vento nordeste/noroeste, com variações de sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul. Cavado sobre o Sul do Brasil, com divergência de ventos úmidos em altos níveis da atmosfera.

 

Segunda-feira (2 de abril)

Blumenau – O sistema de baixa pressão se afasta para o mar, no entanto, um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente mantém a instabilidade e a condição para chuva com algumas trovoadas a partir da tarde. A temperatura mínima varia entre 20 e 22ºC e máxima entre 27 e 29ºC.

Santa Catarina – Sol entre nuvens pela manhã e aumento de nebulosidade com pancadas de chuva à tarde e noite principalmente da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e em áreas próximas ao PR do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada. Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Terça-feira (3)

Blumenau – O posicionamento de um sistema de alta pressão em alto mar contribui para o transporte de umidade do mar para o continente, ocasionando presença de muitas nuvens bem como a condição para chuva fraca de forma ocasional. As temperaturas mínimas oscilam entre 19 e 21ºC e máximas entre 24 e 26ºC.

Santa Catarina – Sol entre nuvens com chuva pela manhã no Litoral e à tarde e noite do Meio oeste ao Litoral. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada. Vento sudeste com variações de leste/nordeste na quarta-feira, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 5 a 14 de abril de 2018

Tempo instável com chuva nos dias 5 e 6 de abril devido à passagem de uma frente fria passa pelo Estado. Nos dias seguintes tempo firme com maiores períodos de sol devido a sistemas de alta pressão (ar seco e frio) no Sul do Brasil. Temperatura diminui um pouco a partir de 06/04, principalmente no Planalto Sul e áreas altas do Meio Oeste de SC.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS