quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioClimaTempo instável, com previsão de melhora a partir de terça (8/10) em...

Tempo instável, com previsão de melhora a partir de terça (8/10) em Blumenau

 

 

Foto: Júlio Pollhein

 

Domingo (6)

Blumenau – A influência de um sistema de baixa pressão no estado deixa o céu com muitas nuvens e há condição para chuva de intensidade fraca a moderada isolada a qualquer momento do dia. Não se descarta condição para alguma trovoada.

A temperatura mínima ficou em 17,4°C às 9h. Neste momento (13h10) faz 18,8°C e máxima não deve passar dos 21°C nesta tarde. A umidade relativa do ar está em 88,4% e o rio Itajaí-Açu com 80 cm de altura na régua instalada na ponte Adolfo Konder. O vento sopra fraco com direção leste para nordeste.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva pela manhã, mais isolada na região oeste. No decorrer da tarde, o tempo começa a melhorar a partir do oeste. No Planalto Norte e Litoral Norte, permanece com chuva durante todo o dia. Temperatura diminui um pouco, com vento sul a sudeste, fraco a moderado. Sistema cavado (área de baixa pressão) em superfície e corrente de jato superior no Sul do Brasil.

 

Segunda-feira (7)

Blumenau – A instabilidade diminui a partir do período da manhã a medida que sistema de baixa pressão se afasta de Santa Catarina. Porém, a atuação da circulação marítima mantém o céu com muitas nuvens e há condição para chuvisco isolado ocasional. A temperatura mínima oscila entre 16°C e 18°C e a máxima oscila entre 20°C e 22°C. Vento fraco de leste/nordeste passando para leste/sudeste.

Santa Catarina – Na Grande Florianópolis e norte do estado, chuva fraca na madrugada e manhã, com sol entre nuvens durante o dia, exceto no Litoral Norte, onde a chuva predomina durante todo o dia. Do oeste ao sul, predomínio de sol com mais nuvens no início do dia. Temperatura em elevação, principalmente no oeste, vento leste a nordeste, fraco a moderado. Sistema cavado (área de baixa pressão) em superfície no norte. Um sistema de alta pressão atua no Sul do Brasil.

 

Terça-feira (8)

Blumenau – A circulação marítima perde intensidade permitindo aberturas mais prolongadas de sol, sobretudo no período da tarde. Temperatura mínima entre 15°C e 17°C e máxima entre 27°C e 29°C. Vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/nordeste.

Santa Catarina – Predomínio de sol no estado. No litoral, por onde passará uma frente fria, e no norte do estado, há previsão de aumento da nebulosidade a partir da tarde. Temperatura diminui um pouco no fim do dia. Vento nordeste virando para sudeste no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta e quinta-feira (9 e 10)

Blumenau – Uma massa de ar seco deixa o tempo firme com predomínio do sol, presença e variação de nuvens. As temperaturas mínimas e máximas oscilam entre 16°C e 30°C.

Santa Catarina – Sol com poucas nuvens em todas as regiões, com temperatura elevada. Vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas.

 

Tendência para SC, entre 11 e 20 de outubro de 2019

No início do período, predomínio de sol e tempo mais seco, com temperatura bem elevada. Em torno do dia 14, a passagem de uma frente fria traz chuva novamente, acompanhada de uma massa de ar mais frio que deixa as temperaturas mais baixas no sul e leste do estado. No restante do período, as passagens frontais favorecem condição de chuva melhor distribuída nas regiões catarinenses.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS