A onda de ar polar continua causando frio intenso nesta quinta-feira (9/6/16) e Santa Catarina. Segundo o sistema Alertablu, que informa oficialmente a temperatura em Blumenau pela estação instalada no Parque Ramiro Ruediger, a mais baixa foi registrada às 6h, quando chegou a 4,8°C. Em outras áreas da cidade, principalmente as mais altas ou com maior vegetação, essa temperatura pode ter sido mais baixa.
Nesta madrugada e amanhecer, foram de temperaturas baixas em todas as regiões do Estado, com mínimas de zero e abaixo de zero, como no Morro de Urupema, onde chegou a -5,3°C. A cidade fica localizada a uma altitude de 1.335 metros do mar.
Houve formação de geada ampla em varias localidades do Alto Vale do Itajaí, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. Áreas altas da Grande Florianópolis também teve registro de temperaturas negativas (um pouco mais modestas) de -0,9°C. Em Alfredo Wagner até o Litoral Sul chegou perto de zero com 0,5°C em Urussanga. O recorde no mês de junho no Estado foi registrado no dia 25 de 1960, quando os termômetros de São Joaquim marcaram -7,9°C . Já na Capital de SC, a mais baixa foi de 2,7°C há seis anos atrás, no dia 28.
O frio continuará nos próximos dias e deve ser ainda mais intenso no fim de semana. Para os que estavam torcendo pela chegada do inverno, receberam o “presente adiantado”.
Veja a imagem em Rancho Queimado, no sul do Estado, onde a temperatura chegou a zero grau.
Estou em Rancho Queimado onde tivemos 0C. Olha a geada forte pic.twitter.com/phZTg7xMSR
— Leandro Puchalski (@LeandroPuchalsk) 9 de junho de 2016