O Teatro Carlos Gomes divulgou, nesta terça-feira (7/02/23), as quatro primeiras atrações escolhidas para participar do 1º Festival Cultura Viva e também as duas suplentes. Os selecionados agora serão comunicados pelo e-mail informado na inscrição e devem encaminhar os documentos necessários até dia 14 de fevereiro para formalização do contrato.
Uma banca formada por avaliadores de notório saber na área musical analisou a qualidade artística das propostas, a relevância cultural, o ineditismo e criatividade, a adequação e exequibilidade e também a experiência e qualificação dos artistas e envolvidos. Depois da avaliação, foi realizada a seguinte ordem de classificação:
Selecionados
- Caio Fernando, proponente Bass Vibe Estúdio, de Blumenau.
- Grupo Vocal Syahamba, proponente Cristiano Florencio, de Timbó.
- Banda Pororoca, proponente Fabiano Sevegnani, de Blumenau.
- “Brasil Seresteiro” Canto e Violão, proponente RM Produções Artísticas Ltda Me, de Joinville.
Suplentes
- Retratos do choro, proponente Suelen Jaqueline Hostert Mondini, de Blumenau.
- Grupo de Terno de Reis Família Dias, proponente Dias Locações, de Blumenau.
Mais sobre o festival
Através do projeto Cultura Viva, apoiado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, o teatro abriu uma chamada para músicos e bandas catarinenses se apresentarem em seu palco com completa estrutura técnica, de som, luz, produção, divulgação, apoio de palco e cachê. Esta etapa teve como objetivo selecionar quatro das 12 atrações musicais que integrarão o festival, agendado para os dias 30 e 31 março e 1º e 2 de abril.
No total, foram inscritos 33 projetos de 10 cidades de Santa Catarina: Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Ibirama, Indaial, Itajaí, Joinville, Pomerode e Timbó. E com estilos musicais bem variados, de música clássica ao sertanejo raiz.
Sobre o projeto Cultura Viva 2022
O projeto Cultura Viva 2022 conta com o apoio do PIC, do Governo de Santa Catarina, para democratizar o acesso da população catarinense à cultura. Ele oferta aulas de música para alunos de baixa renda e de alto rendimento, permitindo o contato dos estudantes com professores especializados, uma ampla e tradicional estrutura com salas dotadas de pianos, biblioteca especializada em música, além dos auditórios e salas de concerto.
Este edital de seleção para 12 grupos musicais catarinenses se apresentarem no Teatro Carlos Gomes com completa estrutura técnica, de som, luz, produção, divulgação, apoio de palco e cachês é outro desdobramento do projeto Cultura Viva. O projeto tem o apoio da Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Cooper, DCondor Distribuidora, Dicave e Karsten.