Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen, Nikolas Jensen e Charles Schneider
A temperatura agradável, o céu nublado que depois deu lugar ao sol, foi perfeito para quem participou do Stammtisch da Vila Itoupava, que aconteceu entre às 9h e 16h deste sábado (1/7/17). O chope, o cheiro da carne, as diferentes opções de sabores, como frutos do mar da barraca do grupo Os Ilhéus, foi um dos ingredientes da festa.
O que valeu mesmo foi a alegria do reencontro, no evento muito bem organizado pelo grupo Amigos da Itoupava. Cada barraca dividia um pouco as suas delícias com os outros grupos. Quem não participava de nenhum, podia almoçar na Sociedade Serrinha. Também poderia comprar pães com ovo e sardinha, kochkaese, algumas variedades de cucas, cuja renda seria revertida para as atividades da Escola Municipal Erich Klabunde, onde é cultivado o idioma alemão.
Para mim é o melhor Stammtisch de Blumenau, preservando aquele clima de amizade, muita integração, tudo em excelente harmonia, sem excesso de público e aquela paisagem bucólica do interior. Segundo a organização, passaram pelo trecho de 500 metros, cerca de 3.200 pessoas, número que permitia uma locomoção tranquila.
Gosto da ideia de não permitir caixas acústicas, onde o som é feito pelos participantes com seus instrumentos, sem invadir o espaço do outro. Tem ainda o charme das modalidades esportivas como o mini-bolão e o alvo ao pássaro, com direito a campeão próximo ao final do evento. Um desfile com
Muitos políticos passaram pelo local, com destaque para o médico, deputado estadual e atual Secretário de Saúde de SC, Vicente Caropreso, blumenauense de nascimento, mas que construiu sua carreira política em Jaraguá do Sul. O ex-governador e também deputado, mas federal, Esperidião Amin, também andou por lá. Napoleão Bernardes, como todos anos, falava com todos, parecia mais um amigo que o prefeito da cidade, característica que acho muito legal.
Entre as barracas que chamaram a atenção, um automóvel Brasília cortado, com uma churrasqueira atrás. Encima, conforme o dono do veículo, uma TV preto e branco, de cor (vermelha). No vídeo a seguir, várias entrevistas, curiosidades e detalhes que valem a pena ver. As imagens foram gravadas pela Marlise Cardoso Jensen e editadas por mim.
Agradecemos em especial ao grupo Amigos da Itoupava pela gentil atenção, em especial ao amigo Charles Schneider; a família Hein; ao Intendente do Distrito da Vila Itoupava Erno Bublitz, além de todos que colaboraram com suas entrevistas e boa energia.