Sommelier sugere vinhos que harmonizam com pratos típicos do Natal

 

Pensar no cardápio da ceia de Natal é um grande desafio para muitas famílias durante o mês de dezembro. Os pratos da ocasião festiva necessitam de bebidas que harmonizem perfeitamente com eles. Para poder identificar quais rótulos de vinhos combinam com os pratos servidos na data, o sommelier da Decanter Blumenau, Sidney Lucas, dá algumas dicas.

O peru é um clássico da data, com sua carne delicada e inclinada ao doce. “Por isso, o prato é ideal para ser acompanhado de tintos leves com taninos amáveis como um bom Pinot Noir”, ressalta. Os rótulos indicados por Sidney são Terranoble Reserva Pinot Noir 2015 e Wild Rock Cupids Arrow Pinot Noir 2013.

Já para os que preferem o cordeiro, uma carne de sabor mais pronunciado, normalmente preparado com ingredientes ricos, o sommelier indica “tintos encorpados, de boa estrutura e olfativamente intensos”. Algumas opções são o italiano Nicodemi Le Murate Montep, o D’Abruzzo Colline Teramane 2014, os portugueses José Maria da Fonseca Ripanço 2016 e Anselmo Mendes Muros Antigos Vinho Verde Escolha 2016 ou o Marques de Toledo Verdejo 2015.

Se o leitão assado foi escolhido para compor a mesa de Natal ou Ano Novo, o sommelier sugere uma outra leva de rótulos. “O ideal é o tinto de corpo, fresco e macidez e com algum tanino, pois a carne possui maior teor de gordura”, explica Lucas. Os indicados por ele são o português Eskuadro e Kompassu 2013 e o italiano Dettori Renosu Rosso Romangia IGT.

Doces

Não menos importantes no cardápio festivo, estão a rabanada e o panetone. “Para harmonizar bem, os vinhos precisam ter doçura em níveis parecidos com a do alimento”, sugere.

Para a rabanada, o mais aconselhado é o francês Alain Brumont Torus Pacherenc du Vic-Bilh 2013. Já o panetone pede o Italiano Medici Ermete Lambrusco I Quercioli Dell’ Emilia Bianco Dolce.