Sommelier e chef apostam em restaurante especializado em fondue

Fotos: Ricardo Silva/Photuspress  | Texto: Claus Jensen

No dia 4 de maio, foi inaugurado o primeiro restaurante especializado em fondue de Brusque. O estabelecimento fica localizado no centro da cidade e tem capacidade para atender 50 pessoas. Por isso é importante fazer reserva para conhecer. Ao entrar, no lado esquerdo na parede, o cliente já percebe a paixão que os proprietários tem pela culinária.

 

Pietro-restaurante_4-5-16_01

 

Em uma noite para a imprensa, da qual OBlumenauense participou, foi oferecido o fondue de queijo com várias porções, quem incluíram pãozinho, pequenas batatas, cubos de goiabada, entre outros. Em seguida experimentamos o de chocolate com pedaços de frutas como tangerina, morango, melão, banana, abacaxi, além de wafer.

 

Foto: Claus Jensen
Foto: Claus Jensen

 

O fondue de carne vem com temperos encima de uma pedra, mas esse não tivemos a oportunidade de conhecer. Além disso, oferecem várias outras opções para os clientes. Comparando com pratos em outros restaurantes, os preços são bem razoáveis. O fondue completo por exemplo, com as três opções custa R$ 59,90 por pessoa. E é impossível não sair BEM satisfeito.

 

Foto: Claus Jensen

 

Jeronimo-Amaral_Pietro-RestauranteO nome Pietro foi inspirado no filho de 6 anos do casal de empreendedores, que se completam em suas especialidades. O chef Jerônimo Amaral é nascido em Santo Ângelo (RS), no oeste gaúcho, e trabalhou durante 12 anos na Belle du Valais, a primeira casa de fondues de Gramado/RS e considerado o melhor restaurante suíço do Brasil, segundo o Guia 4 Rodas. A relação com o Vale do Itajaí, é porque passou sua infância na região de Brusque, onde ainda tem parentes. Era muito comum os dois viajarem para a cidade durante as férias, rever a família. O casal sempre gostou muito de Brusque, já que seu estilo germânico lembrava muito Canela e Gramado.

 

Nara-Rubia-Vasques_Pietro-RestauranteNara Rubia Vasques é gramadense de nascimento, onde trabalhou como sommelier nos melhores hotéis durante o mesmo tempo. Segundo ela, a saída deles da charmosa Gramado (RS), seria só na condição de um dia abrirem o próprio restaurante. Boa parte da matéria-prima utilizada vem de lá, mas há um mix entre os produtos de qualidade gaúchos e o que há de melhor em Santa Catarina. “Temos certeza que essa união será o segredo do nosso sucesso”, avaliam. Toda a cerâmica do Pietros Restaurante é exclusiva, criada por uma artesã de Gramado com o objetivo de tornar a experiência única.

“Eu nunca fiquei muito longe da minha família, está sendo um pouco mais difícil. Era tão prático ir na casa de meus pais, mas estou trabalhando isso. Quando meu cunhado nos visitava em Gramado, sempre nos questionava porque não abrimos um restaurante em Brusque. Há uns dois anos atrás, quando viemos para cá, tivemos certa dificuldade em achar um bom restaurante com gastronomia diferenciada, apesar dos brusquenses comerem muito fora. Desde aquela vez começamos a planejar nosso projeto”, descreve Nara.

Para aumentar as chances de dar certo, queriam achar um local central e conseguiram, com estacionamento ao lado do empreendimento. A casa surgiu como uma oportunidade perfeita, tanto que na abertura Nara comentou que ainda estavam “anestesiados” por esse momento. O tamanho do espaço atual, permite apenas que aceitam pequenos eventos, como na primeira semana onde houve reserva para 20 pessoas.

O casal está morando em Brusque há apenas três meses, tempo suficiente para montar o negócio que conta nesse início com 6 funcionários (mais os dois) em um espaço aconchegante no coração da cidade. Perguntei se não tinham medo de abrir a empresa em uma época com tanta incerteza econômica. Ela disse que faz parte da doutrina seicho-no-ie, onde sempre se vê as coisas de forma positiva. Em sua mente só duas palavras: “sucesso e vai dar certo”. Uma boa lição para nós que vivemos com a mente muito negativa ultimamente.

Por enquanto acertaram, porque desde a abertura que mal completou um mês, todas as noites a casa está cheia. Nesta semana já chegou um sub-chefe para ajudar, pois não estavam dando conta.

 

Jeronimo-Amaral_Pietro-Restaurante

Pietro-restaurante_4-5-16_02

Pietro-restaurante_4-5-16_03

Pietro-restaurante_Foundue-carne_4-5-16

Jeronimo-Nara_Pietro-Restaurante

Pietro-restaurante_Fachada_4-5-16

 

Endereço: Rua Felipe Schmidt, 57, Centro de Brusque, próximo da loja Milium e tem estacionamento privativo, com entrada pela Rua lateral Gustavo Kriger.

Funcionamento: Todos os dias, das 18h30min às 23h30min.