quarta-feira, 14 abril 2021
Início Sem categoria Solenidade premia vencedores do concurso sobre o ECA

Solenidade premia vencedores do concurso sobre o ECA

Logo ECA

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, a solenidade de premiação do 1º Concurso de Poesias e Desenhos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A cerimônia acontece no Salão Nobre, a partir das 14h. Na oportunidade, os alunos de escolas da rede municipal que desenvolveram os melhores trabalhos abordando os direitos e as responsabilidades previstas no ECA receberão moção honrosa.

A iniciativa da Semed é alusiva aos 23 anos de criação do estatuto e vem para atender uma necessidade fundamental de alunos e professores de terem conhecimento sobre o que prevê a lei, principalmente, no cotidiano escolar. O desenvolvimento do trabalho foi proposto para ser realizado ao longo do ano, com alunos do 1º ao 8º ano e também da 8ª série. Do 1º ao 5° ano, os estudantes participam com trabalhos na modalidade de desenho. As demais séries participam na categoria poesia.

Para a realização do concurso, os professores integraram os temas do ECA as disciplinas trabalhadas em sala de aula. Na Escola Básica Municipal Professora Alice Thiele, localizada no bairro Garcia, por exemplo, o projeto Mais Educação abordou este assunto durante todo o ano. Confeccionando cartazes e a árvore do Estatuto da Criança e do Adolescente, as crianças puderam expressar como vêem os direitos e deveres previstos na legislação.

Para a coordenadora do projeto na unidade, Iara Rodrigues Alves, abordar o tema é fundamental, principalmente, entre as crianças, que passam a entender e vivenciar seus direitos e responsabilidades no cotidiano escolar. “Um trabalho como este tem por objetivo firmar uma educação voltada para a cidadania”, afirma ela. A realização do concurso contemplou também a formação dos próprios profissionais das escolas, que assistiram a palestras referentes ao tema.

Texto de Talita Catie

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS