Solenidade marcou mais um Dia do Soldado no 23º Batalhão de Infantaria em Blumenau

 

Na última quinta-feira (25/8/17), uma solenidade comemorou o Dia do Soldado no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. A data foi criada em homenagem à Luís Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, patrono do Exército Brasileiro. Nascido no dia 25 de agosto de 1803 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), ele lutou em guerras e combates dentro do território nacional e no exterior.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil.

 

 

Durante o evento no Batalhão Jacinto Machado de Bittencourt, localizado na Rua Amazonas, bairro Garcia, em Blumenau; foi realizada a formatura de soldados. Um dos momentos mais importantes é o juramento, onde ele é oficialmente incorporado ao exército brasileiro, e promete defender a nação com o sacrifício da própria vida. A cerimônia foi conduzida pelo comandante do 23º Batalhão de Infantaria, Coronel Fernando Cesar C. de Almeida

Estiveram presentes autoridades municipais como o prefeito Napoleão Bernardes; o presidente da câmara de vereadores, Marcos da Rosa; o comandante da Polícia Militar, Ten Cel Jefferson Schmidt, entre outras. Na oportunidade foram entregues condecorações para militares e civis que se destacaram pelos seus feitos.

A Marlise Cardoso Jensen fez uma rápida entrevista com o Coronel De Almeida, que destacou a importância do dia para o exército. Ele assumiu o comando em abril de 2016 e despede-se de Blumenau no início de 2018.