Sobrevoo de helicóptero mostra a situação em vários bairros de Blumenau

A Defesa Civil de Blumenau atendeu 360 ocorrências por causa das chuvas em Blumenau. Oito casas foram interditadas por estarem correndo risco. Por volta das 10h30min, foi realizado um sobrevoo com o helicóptero Arcanjo 03 na região do Médio Vale do Itajaí.

O objetivo foi o levantamento de áreas de risco e diagnóstico dos danos causados pelas chuvas dessa semana na região. As chuvas registraram em alguns pontos um acumulado superior a 100 milímetros, o que provocou enxurradas, alagamentos de ruas, destelhamentos, desabamentos de muros e encostas, houve até o soterramento de um imóvel. Os maiores impactos foram registrados nos municípios de Blumenau, Gaspar e Brusque.

A Defesa Civil em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública já estão aplicando as medidas de restabelecimento do cenário atingido para que as pessoas consigam retomar suas atividades. Foram vistoriados seis bairros no município de Blumenau, principalmente as regiões com grande concentração de imóveis próximo de relevos acentuados, locais estes com alto índice de escorregamentos de terra, bem como, regiões que encontram-se em áreas de risco.

 

Foto: Arcanjo 03

 

Participaram do sobrevoo, Rodrigo Quadros e Adriano da Cunha, da Secretária de Defesa do Cidadão, o diretor de Conservação e Manutenção Urbana, Robinho Soares; participaram de um voo de helicóptero por volta das 10h30min desta quinta-feira (18/01/18), para fazer um levantamento aéreo da situação da cidade. O piloto é o comandante Edupércio Pratts, o co-piloto Tenente Jefferson Luiz Machado, e o tripulante, Cabo Rodrigo Silva.

Na tarde de ontem, o prefeito Napoleão Bernardes, decretou Situação de Emergência, e as imagens registradas no voo, serão utilizadas para o documento que irá solicitar os recursos ao governo federal.

Tanto as fotos quanto o vídeo, foram registrados por Rodrigo Quadros e são sobre os bairros Vorstad, Garcia, Progresso e Velha Grande.

Se você encontra-se em área de risco, procure um local seguro em casas de familiares. Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, se afaste do local e avise imediatamente a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros Militar. Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar, visto que poderão haver novos deslizamentos.

 

Vorstad – Região da Rua Pedro Krauss Junior

 

 

Garcia – Região da Rua Araranguá, a mais atingida

 

 

 

Progresso

O sobrevoo no Morro do Artur, mostra duas casa sendo construídas em área de risco e um muro (já retirado da via pública) que deixou casas isoladas na terça-feira (16). Na Rua Ruy Barbosa, também ocorreu um deslizamento, mas a via já foi desobstruída.

 

 

 

Velha Grande