Sistema PRONTO começa a operar no Complexo de Saúde

Representante da AMMVI em reunião no Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT)
Representante da AMMVI em reunião no Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT)
Representante da AMMVI em reunião no Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT)

O Complexo de Saúde, no Campus 5 da FURB, já está se adaptando e atendendo com o Sistema PRONTO. A implantação começou há uma semana, integrando as equipes de saúde, os professores, estudantes e residentes. O PRONTO é um sistema de gestão de saúde pública que unifica o processo de cadastramento, marcação de consultas, atendimento e histórico com os dados do paciente.

Criado em 2011, a partir de um convênio entre a Universidade e a prefeitura de Blumenau para atender unidades de saúde pública, agora, o sistema passa a ser efetivamente implantado nas dependências da FURB.

E o primeiro ambiente foi justamente o Complexo de Saúde, englobando o Hospital Universitário (HU) e a Policlínica Universitária. “Este é o primeiro passo para implantarmos em outros locais na FURB, como por exemplo, os atendimentos odontológicos, fisioterapia e psicologia”, disse o professor Mauro Mattos, coordenador do projeto junto ao Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT), que desenvolveu o sistema. “A implantação no HU representa o reforço positivo em relação à qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe”, completou Matos.

O PRONTO permite o acesso instantâneo ao prontuário do paciente. E é um prontuário único, que pode ser acessado por qualquer unidade de saúde, a fim de acompanhar a saúde do paciente. Atualmente, o PRONTO está funcionamento em 28 unidades de saúde, considerando postos de saúde, ambulatórios gerais e o Complexo de Saúde da FURB.

Ampliação

Ao mesmo tempo em que o Sistema PRONTO começa a funcionar nas dependências da FURB, outras frentes são criadas. Há duas semanas o representantes da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) visitaram o Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) para conhecer melhor o PRONTO. O objetivo é iniciar conversações para viabilizar a implantação do Sistema nos municípios da região de abrangência da Associação.

via FURB | Texto: Giovana Pietrzacka – André Luiz Bonomini | Foto: Divulgação/LDTT