Novo sistema será implantado no Morro do Coripós e vai contar com uma estação robotizada, além de 100 prismas de reflexão.
Texto: Joni César
A equipe da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentam nesta quinta-feira, dia 19, o sistema de monitoramento de deslizamentos que será implantado no Morro do Coripós. A apresentação será às 9h30, na Escola Básica Municipal (EBM) Professora Norma Dignart Huber, na rua Aquidabã, 77, no bairro Escola Agrícola.
Considerado o mais moderno do mundo na prevenção de desastres, o sistema integra uma Estação Total Robotizada (ETR) com o apoio de 100 prismas de reflexão, que serão instalados em pontos estratégicos do Morro do Coripós. A ETR ficará fixa na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Segundo a Defesa Civil, a instalação do sistema de monitoramento deve começar ainda na quinta-feira.
Blumenau será a única cidade do Estado a receber o sistema e está entre os nove municípios contemplados do país. Mauá (SP) e Santos (SP) já estão operando com a nova ETR. A implantação do sistema no município, especificamente no Morro do Coripós, faz parte do Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos e integra parceria do Governo Federal, responsável pelo investimento.
A ETR é um aparelho com sensor que emite sinais os quais são refletidos em prismas instalados ao longo da encosta monitorada. Com o retorno da leitura, será possível detectar indícios de pequenas movimentações dos morros. A estação do sistema de monitoramento cobre um horizonte de 360 graus a partir de um ponto central. Por isso, a ETR é instalada em local seguro, incluindo os prismas, com visibilidade e ampla cobertura. O alcance é de até 2,5 km.
Prevenção
O novo sistema de monitoramento em Blumenau integra um trabalho global da Prefeitura para avançar ainda mais com os serviços de prevenção de desastres no município. Como o AlertaBlu, por exemplo, que hoje é referência para outras cidades pelo trabalho que desenvolve com a previsão da situação climática. Em 2008, o Morro do Coripós foi uma das regiões mais afetadas pela enxurrada, com lama invadindo residências e ruas, além de deslizamentos que obrigaram famílias a abandonarem suas casas.
via PMB