Sistema de monitoramento de deslizamento recebe calibragem

 

Nesta terça-feira (28/6/16), técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) estão em Blumenau para calibrar o sistema de monitoramento de deslizamento do Morro do Coripós. Com os ajustes essa nova tecnologia, considerada uma das mais modernas do mundo, deixará o sistema apto para funcionar com 100% da sua capacidade.

Os trabalhos se concentram na central que é chamada “situação de solo”, fixada na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), no bairro Vila Nova. Os 100 prismas que vão emitir sinais infravermelhos de monitoramento foram instalados nas ruas Alvin Koehler, Aquidabã, Coripós, Germano Grosch e Maestro Francisco Baumgarten. Os dados dos prismas são repassados até essa central, que então os emite para o Cemaden.

 

Monitoramento_deslizamentos_19-11-15_03

 

A Secretaria de Defesa do Cidadão da Prefeitura de Blumenau acompanha os trabalhos. Com o novo sistema será possível detectar indícios de pequenas movimentações dos morros, permitindo um tempo de resposta mais rápido. A estação vai cobrir um horizonte de 360 graus a partir de um ponto central, fazendo a varredura de todos os aparelhos instalados na região. Blumenau é a única cidade do Estado a ter o sistema e está entre os nove municípios contemplados do país. A instalação e manutenção do equipamento é de responsabilidade do Governo Federal.

Por Julimar Pivatto, SECOM / Blumenau