Brasil é campeão geral do Sul-Americano de karate

Delegação brasileira de karatê
Delegação de Blumenau
Delegação de Blumenau

 

O melhor karate das Américas está no Brasil. Depois do título do Pan-Americano Sênior, em maio, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Karate (CBK), com 114 atletas, confirmou o favoritismo, com a conquista no último sábado, dia 26, em Cartagena, na Colômbia, de campeã geral do Campeonato Sul-Americano Sub-14, Cadete, Júnior, Sub-21 e Sênior. Por categorias, conquistou o tetracampeonato Sênior e o de campeã das categorias de Base.

Na avaliação de Vanderlei de Oliveira, técnico da Seleção Brasileira de Karate e da Associação Blumenau de karate/Ipiranga/Barão/Corrêa/Park Europeu/FMD Blumenau, A seriedade do trabalho desenvolvido por diretoria, comissão técnica e atletas fez a diferença na busca pela hegemonia continental. “Todos trabalhamos na busca do objetivo de colocar o Brasil dentre as grandes forças da modalidade em nível mundial”, comenta.

 

Delegação brasileira de karatê
Delegação brasileira de karatê

 

De acordo com Vanderlei, todos os campeões e vice-campeões garantiram vagas para representar o Brasil no Pan-Americano Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21, entre os dias 22 e 28 de agosto, em Guayaquil, no Equador. Ao todo, a delegação brasileira conquistou 69 medalhas, das quais, 19 de ouro, 14 de prata e 36 de bronze. A Venezuela ficou em segundo lugar, com 50 medalhas e o Chile, em terceiro, com 36. “A quantidade de medalhas conquistadas mostra a qualidade técnica de nossos atletas, mesmo considerando, o expressivo nível técnico da competição”, analisa o técnico.

Blumenauenses

A Associação Blumenau de karate, que esteve representada por 15 atletas, teve parcela significativa na conquista do título da Seleção Brasileira. Foram seis medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e quatro de bronze (ver tabela). O destaque do grupo ficou com Beatriz Mafra, campeã no Kumitê até 50 quilos e que confirmou a boa fase. A atleta vem de uma grande conquista no Pan-Americano Sênior.

 

Karate_Beatriz-equipe_27-6-16

 

Para chegar ao título, a blumenauense venceu 04 lutas. Na final ganhou da representante da Argentina, “Beatriz mostrou muita qualidade técnica e disciplina tática. A participação foi muito boa”. Elogia o treinador. Quem também mostrou garra foi Camily Teixeira, bronze na categoria Kumitê Sub-14 até 40 quilos. Ano passado no Chile, a atleta também havia conquistado um terceiro lugar no Sul-Americano. A ótima surpresa, na opinião o treinador, ficou com Sabrina Bernabeu, vice-campeã na categoria Sub-14 acima de 45 quilos.

“No geral todos fizeram a sua parte. O Sul-Americano é uma competição difícil, de expressivo nível técnico. Acredito que estamos no caminho certo”, analisa Vanderlei. “Temos duas semanas para fazermos algumas correções, já de olho na Seletiva Nacional, no dia 10 de julho, em Porto Alegre (RS), que vai definir os demais integrantes da seleção que irá ao Pan-Americano do Equador”, detalha o treinador. A equipe blumenauense vai participar da competição com 14 atletas.

 

Medalhistas blumenauenses
ATLETA
RESULTADO
CATEGORIA
Beatriz Mafra
Campeã
Sênior até 50 kg
Sabrina Bernabeu
Vice-campeã
Sub-14 acima de 45kg
Camily Teixeira
Bronze
Sub-14 até 40kg
Jéssica Luebke
Bronze
Júnior até 53kg
Nicole  Bauchspiess
Bronze
Sub-14 até 45kg
Gabriela da Silva, Julia Kruger e Camila Koslowiski
Bronze
Kata Equipe Sub-21