domingo, 24 outubro 2021
InícioGeralSindetranscol avisa que haverá paralisação do transporte coletivo na sexta-feira (14/02)

Sindetranscol avisa que haverá paralisação do transporte coletivo na sexta-feira (14/02)

 

 

 

Foto (arquivo): Belmiro Avancini | Rádio Menina FM

 

O Sindetranscol, sindicato que representa os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau, avisou às 17h30 desta quinta-feira (13/02/20) pelas redes sociais, que haverá paralisação na sexta (14) durante todo dia.

Quem depende de ônibus para se deslocar no município deve-se programar para a data. A entidade está em estado de greve desde o dia 6 de fevereiro e a decisão foi unânime após algumas assembleias.

A data-base para a negociação coletiva de trabalho da categoria era 1º de novembro e até agora não houve um acordo. A Blumob levou a negociação para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o impasse continua.

No fim de novembro, motoristas e cobradores aprovaram em assembleia os termos apresentados no TRT pelo desembargador Roberto Luiz Guglielmetto. Segundo o acordo, seria aplicado um reajuste de 2,55% no salário e no vale-alimentação, que corresponde à inflação dos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O aumento já foi repassado às folhas de pagamento.

Com isso, a categoria abriu mão dos 5% de aumento real reivindicados antes da negociação chegar ao tribunal. Em contrapartida, aceitou a proposta que previa a manutenção das cláusulas sociais da atual convenção coletiva de motoristas e cobradores e a implantação de um Plano de Participação nos Resultados (PPR). Apesar do benefício ser  novo na região, ele já existe em Florianópolis, mas a proposta teria sido recusada pela Blumob.

Outro ponto em que há conflito é a mudança na nomenclatura de cobrador para agente de bordo. Desde o ano passado o sindicato pede que seja alterada a data-base de novembro para setembro.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS