Sicoob aprimora gestão documental com IA da startup chinesa DeepSeek

Tecnologia permite que os colaboradores analisem documentos internos de forma mais rápida, segura e eficiente, reduzindo o tempo de trabalho em até duas horas.

O Sicoob, deu um passo significativo em sua Jornada de Transformação Digital ao aprimorar a funcionalidade de Interação com Documentos da Plataforma de Serviços Financeiros Sisbr. A novidade inclui a integração do DeepSeek-R1, um modelo de linguagem desenvolvido pela startup chinesa DeepSeek, que permite aos colaboradores analisarem documentos internos de forma rápida, segura e confidencial. Com essa tecnologia, estima-se que os funcionários economizem até duas horas no processamento dessas informações.

Fundada em 2023 por Liang Wenfeng, a DeepSeek rapidamente ganhou destaque no cenário internacional ao desenvolver modelos de inteligência artificial que competem com gigantes do setor, como OpenAI, Gemini e Meta. A empresa, sediada em Hangzhou, é reconhecida por sua abordagem inovadora e eficiente no desenvolvimento de modelos de linguagem de grande porte, mesmo com recursos limitados.

Segundo Edson Lisboa, superintendente executivo de Tecnologia do Sicoob, a instituição adota arquiteturas customizadas para garantir flexibilidade e inovação. “Isso possibilita a incorporação contínua de novos modelos para aprimorar o Assistente Inteligente do Sisbr 3.0, reforçando nosso compromisso com a transformação digital e oferecendo soluções de ponta para todas as nossas cooperativas”, destaca.

A nova funcionalidade também contará com respostas em formato de stream, garantindo mais eficiência, interatividade e otimização de recursos para os funcionários.

Automação e inovação no cooperativismo

Desde 2017, o Sicoob investe fortemente em digitalização e automação de processos. O lançamento do SuperApp e da assistente virtual Alice foram marcos dessa transformação, proporcionando soluções mais eficientes e personalizadas aos cooperados.

Além disso, a instituição conta com mais de 60 “funcionários digitais” — robôs que operam 24 horas por dia para agilizar processos como abertura de contas e outras demandas operacionais. “Nossos funcionários digitais têm sido essenciais para melhorar a eficiência dos processos internos, proporcionando um atendimento mais ágil e preciso”, explica Lisboa.

Outro avanço significativo foi a migração de 100% do ambiente analítico do Sicoob para a nuvem, concluída em dezembro de 2023. A mudança trouxe mais escalabilidade, segurança e agilidade, permitindo que a instituição continue inovando e oferecendo soluções cada vez mais avançadas.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa com mais de 8,5 milhões de cooperados e presença em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Oferece serviços como conta corrente, crédito, investimentos, cartões, previdência, consórcios, seguros, cobrança bancária e adquirência de meios eletrônicos de pagamento.

A rede é composta por 329 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e um Centro Cooperativo formado por confederação, banco cooperativo, processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

Com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, o Sicoob informou que é a instituição financeira com maior número de agências no país e a única presente em mais de 400 municípios.